A professora do Instituto de Química da UFRN, Rosângela de Carvalho Balaban, foi vencedora do 6° Prêmio Pesquisador Destaque da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) da UFRN, na área das Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. A premiação foi dada em reconhecimento a sua jornada acadêmica e contribuições para a formação de recursos humanos e a pesquisa em nível de graduação e pós graduação, produção científica qualificada, contribuição para a internacionalização e captação de fomento externo.
A professora Rosângela Balaban tem desenvolvido pesquisas com ênfase na área de propriedade dos polímeros, biopolímeros e polímeros hidrossolúveis, visando a contribuição em operações de produção do petróleo. Possui formação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros e pós-doutorado pelo New Mexico Institute Of Mining And Technology.
Chegando na UFRN no ano de 1993, a professora trouxe contribuições notáveis para o Instituto de Química, por meio da coordenação de projetos de pesquisa e extensão, financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Petrobras. Seu primeiro projeto desenvolvido na UFRN, aprovado pelo CNPq, foi sobre o estudo de métodos de extração de polímeros naturais, visando aplicabilidade em sistemas de liberação controlada de fármacos, iniciando, nessa época, importantes parcerias com docentes do Departamento de Farmácia.
Contribuindo para a ciência há mais de 30 anos, a professora Rosângela já desenvolveu 22 projetos de pesquisa focados no desenvolvimento científico, contribuindo para operações na área do petróleo. Atualmente, a pesquisadora está desenvolvendo projetos de pesquisa que buscam solucionar problemas técnicos de campo e reduzir impactos ambientais.
A professora é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFRN, pesquisadora nível 1D-CNPq, coordenadora adjunta de programas profissionais na área de Química no Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que já orientou 31 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado.
“Me senti lisonjeada por ter sido reconhecida. Mas não fiz nada sozinha, a gente não faz nada sozinha, se não fossem os alunos, eu não teria como executar tantas coisas. Os alunos nos motivam, são jovens com aspirações e desejos, e que estão aqui com objetivo de evoluírem. É muito estimulante poder ensinar, contribuir e ajudar”, disse Rosângela.
Prêmio
O 6° Prêmio Pesquisador Destaque, da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), tinha o objetivo de premiar os pesquisadores, docentes efetivos da universidade com, no mínimo, dez anos de atividade dentro da Instituição e que tivessem apresentado relevantes contribuições para o desenvolvimento da ciência nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. A entrega dos prêmios ocorreu no 35° Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT), no dia 25 de outubro de 2024, no Auditório da Reitoria da UFRN. Raimundo Fernandes de Araújo Júnior foi o vencedor na área de Ciências da Vida.
Portal da UFRN
0 Comentários