Pessoas que sempre alcançam seus objetivos utilizam essas técnicas; segundo especialista

 




Charles R. Snyder, professor especializado em psicologia positiva, sugeriu, em 2002, que existem dois grandes obstáculos que nos impedem de alcançar nossos objetivos: 1º) acreditar que não somos capazes de atingi-los; 2º) não conseguir identificar o melhor caminho para alcançá-los.

Essa pesquisa de mais de 20 anos moldou o modelo teórico de esperança de Snyder, que afirma que, para alcançar o sucesso, precisamos de desejo e motivação, além de um plano muito bem estruturado e essa teoria continua válida até hoje. 

Segundo a Universidade de Harvard, a diferença entre pessoas que atingem suas metas e aquelas que não conseguem é que as primeiras têm uma estratégia bem pensada.

Para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e evitar que seus objetivos não deêm certo, vamos apresentar algumas técnicas estudadas e testadas. Essas práticas foram explicadas pela especialista em desenvolvimento pessoal Allison Walsh na Harvard Business Review e são eficazes. Com elas, a profissinal garante que você vai aumentar as chances de transformar suas metas em realidade.

Conecte seu objetivo a um “porquê”

“Quero praticar mais esportes.” Embora pareça um objetivo maravilhoso, é vago e pouco elaborado. O segredo das pessoas de sucesso é que elas definem seus objetivos de forma específica, mensurável e alcançável, utilizando, por exemplo, o método SMART.

Além de criar metas específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo determinado, Walsh sugere que “alcançar metas se torna mais fácil quando elas são significativas e estão conectadas à razão e ao propósito”. Isso ocorre porque, ao focar no motivo pelo qual você deseja algo, fica mais fácil evitar distrações, priorizar o que importa e se concentrar intencionalmente no impacto que aquele objetivo terá na sua vida.

Como fazer isso? É simples: use a afirmação “Quero x para y”. Por exemplo: “Quero me exercitar mais para conseguir fazer uma caminhada até Machu Picchu sem ficar ofegante.”

Outro exemplo de como tornar um objetivo mais inteligente: “Quero ler mais” é uma meta insuficiente. Usando o método SMART, você pode torná-la específica (quero ler mais livros de não ficção), mensurável (um livro por mês), alcançável e realista (deixando tempo suficiente para leitura), e com prazo (um livro de não ficção por mês durante um ano). 

Acrescente um “porquê” ao objetivo: “Quero ler mais livros de não ficção para expandir meu conhecimento e conversar com outras pessoas sobre esses assuntos.” O propósito não é apenas ler mais, mas aumentar seu conhecimento.

Comece agora, mas dê pequenos passos

“É muito mais provável que você tenha sucesso se começar a fazer pequenas mudanças agora, em vez de esperar pelo momento perfeito e tentar fazer tudo de uma vez”, explica Walsh.

Ao traçar uma meta, estamos promovendo mudanças nos nossos hábitos, e pesquisas mostram que a formação de um novo hábito pode levar de 18 a 66 dias. Tentar implementar uma mudança muito ambiciosa logo de início pode levar à frustração e ao fracasso.

Por exemplo: se você deseja ler mais, definir uma meta irrealista, como ler três livros por semana, pode desmotivá-lo antes mesmo de começar. Em vez disso, comece com algo menor, como dedicar 10 minutos diários à leitura. Quando esse hábito estiver consolidado, aumente gradualmente o tempo.

Divida seu objetivo em pequenas conquistas

Ao focar em um grande objetivo, temos a tendência de enxergá-lo como algo único e desafiador, o que pode ser intimidante. A dica de Walsh é dividir o objetivo principal em etapas menores e mais gerenciáveis.

Por exemplo: em vez de pensar que precisa ler 12 livros em um ano, concentre-se em ler 10 minutos por dia. Essa abordagem torna o progresso mais simples e menos assustador.

Antecipe os obstáculos

Quando se trata de alcançar metas, somos frequentemente nossos piores inimigos. Para garantir o progresso, é essencial identificar antecipadamente os obstáculos que podem surgir.

Walsh sugere que, antes de começar a trabalhar em um objetivo, você liste possíveis desafios, desculpas ou medos que possam surgir. Além disso, escreva como pretende superá-los. Essa prática ajuda a preparar-se mentalmente para as dificuldades e evita que pequenos imprevistos o desmotivem.

Monitore seu progresso

Manter um registro dos seus objetivos é essencial. Uma solução é usar um diário para anotar seus avanços, celebrar conquistas, medir o progresso e refletir sobre o que ainda precisa ser feito. Esse hábito também permite ajustar seus objetivos conforme necessário, em vez de abandoná-los completamente caso algo mude na sua vida.

Reguera destaca que “o que queremos hoje pode não ser o que precisamos daqui a alguns meses”. Reavaliar periodicamente suas metas é uma maneira eficiente de mantê-las relevantes e evitar desistências.

MSN

Postar um comentário

0 Comentários