"Cassação de Zambelli é um marco contra fake news e tem efeito pedagógico para golpistas", diz deputada

decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) de cassar o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP) representa um marco na política brasileira. Essa é a avaliação da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), autora da ação movida ainda em 2022, com base em um precedente estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no caso do ex-deputado Fernando Francischini, que teve o mandato cassado por disseminação de fake news e abuso de poder político e econômico.Em entrevista ao programa Brasil Agora, da TV 247, Sâmia afirmou que Zambelli repetidamente cometeu as mesmas práticas que violam o processo democrático. Um dos episódios centrais foi a divulgação de um vídeo falso alegando que as Forças Armadas haviam realizado uma auditoria nas urnas eletrônicas e questionado sua confiabilidade. A publicação, amplamente disseminada, foi uma das principais fake news das eleições de 2022 e motivou a ação judicial.

A decisão do TRE-SP não apenas resultou na cassação do mandato de Zambelli, mas também decretou sua inelegibilidade. "Isso já tem efeito imediato. Muita gente se preocupa com a possibilidade de o TSE não referendar a cassação do mandato, mas, mesmo que isso aconteça, ela já está inelegível para 2026, assim como Bolsonaro", explicou a deputada.

Sâmia ressaltou ainda a importância do julgamento final do TSE, que pode confirmar a cassação de Zambelli e, dependendo da interpretação, levar à recontagem de votos, o que afetaria não apenas a deputada, mas também outras cadeiras do PL na Câmara. "Se o TSE decidir por uma recontagem, o PL pode perder até três deputados, o que seria uma vitória tripla", afirmou.

A parlamentar do PSOL também destacou o caráter pedagógico da decisão, considerando-a um marco na luta contra a desinformação e o abuso de poder. "Isso serve como um freio para os golpistas no Brasil. Eles precisam entender que não podem cometer crimes impunemente", concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários