"A economia vive seu melhor momento. Somos um dos países que mais cresceram no mundo. Já concedemos dois aumentos do salário mínimo acima da inflação, e a massa salarial cresceu mais do que em qualquer outro momento da história. O desemprego não está no menor nível já registrado. Mas o que vimos é que algumas empresas aumentam os preços simplesmente porque sabem que as pessoas estão ganhando mais”, criticou o presidente.
Lula também apontou especulações no mercado cambial como um fator que pressionou os preços, mas garantiu que a inflação está controlada. “O dólar subiu por especulação, mas já está voltando à normalidade. A inflação pode oscilar um pouco, mas está sob controle. O que precisamos agora é garantir que os preços dos produtos essenciais sejam compatíveis com a renda da população”, afirmou.
O presidente defendeu ainda que os consumidores exerçam um papel ativo na regulação dos preços. Ele sugeriu que, diante dos aumentos abusivos, a população boicote determinados produtos até que os valores recuem. “Se você vai ao supermercado e acha que algo está caro, não compre. Se todo o mundo tiver essa consciência, o vendedor será obrigado a baixar o preço para vender, porque senão a mercadoria vai estragar”, explicou Lula, ressaltando que esse comportamento pode ajudar a frear reajustes injustificados.
0 Comentários