Em declaração que retoma o mais arcaico jargão imperialista da política externa norte-americana, o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou à Fox News que o governo Trump está "pegando seu quintal de volta", em referência à América Latina. A fala expõe, sem disfarces, a concepção de dominação histórica dos EUA sobre os países da região, reduzidos a meros instrumentos de interesses estratégicos e econômicos de Washington.
“O governo Obama tirou os olhos do alvo e permitiu que a China se infiltrasse em toda a América do Sul e Central com sua influência econômica e cultural”, disse Hegseth, ignorando o direito soberano dos países latino-americanos de estabelecer suas próprias parcerias internacionais. Em seguida, citou Donald Trump: "o presidente Trump disse: ‘Isso não vai mais acontecer, estamos retomando o nosso quintal’”.
A frase evidencia o desprezo da administração Trump por qualquer lógica de cooperação entre iguais ou respeito à autodeterminação dos povos latino-americanos. Ao tratar a América Latina como um "quintal" dos Estados Unidos, o atual governo reafirma uma lógica intervencionista que atravessa séculos, sustentada pela Doutrina Monroe e por inúmeras operações políticas, militares e econômicas que violaram a soberania de países do continente.
Brasil247
0 Comentários