Novo feriado vai render quatro dias de descanso em 2025; veja quando será a folga

 Quem já está contando os dias para dar uma pausa no trabalho ou programar uma viagem pode comemorar: os brasileiros terão mais uma chance de aproveitar um dos últimos feriadões do ano.


O motivo é o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Em 2025, a data cai numa quinta-feira e, em diversas cidades brasileiras, entre elas Serra e Vitória, no Espírito Santo, será feriado oficial. Para quem conseguir emendar a sexta-feira (21), o descanso pode se estender até domingo (23), garantindo quatro dias de folga.

Poucos feriados até o fim de 2025

Depois dessa oportunidade, os feriados prolongados ficam escassos. Isso porque a maioria das datas do segundo semestre vai cair em sábados ou domingos, o que dificulta a famosa “emenda” de dias úteis.

As próximas datas até o fim do ano:

Setembro

  • 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida
  • 28 de outubro (terça-feira) – Dia do Servidor Público (ponto facultativo)

Novembro

  • 2 de novembro (domingo) – Finados
  • 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra

Dezembro

  • 24 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de Natal (ponto facultativo, após 14h)
  • 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal
  • 31 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de Ano Novo (ponto facultativo, após 14h)

Chance extra de feriado para servidores públicos

Outro possível feriadão pode acontecer em outubro. O Portal Tempo Novo apurou que o Dia do Servidor Público, em 28 de outubro, cairá numa terça-feira. Como a data é ponto facultativo, alguns governos podem transferir a folga para uma sexta-feira, garantindo um fim de semana prolongado. A decisão varia conforme cada administração estadual ou municipal.

Como aproveitar o descanso

Mesmo com poucas datas para “esticar” o calendário em 2025, dá para planejar momentos de lazer. O feriado de novembro é ideal para viagens rápidas para a serra, praias ou cidades históricas. Mas atenção: a procura por hospedagens e passagens aumenta, por isso vale reservar com antecedência para garantir preços melhores.

E quem não pretende viajar também pode aproveitar para descansar em casa, curtir a família ou se preparar para a maratona de festas de fim de ano.

Novo tempo

Postar um comentário

0 Comentários