História de sua vida, quem contará?

Muitas vezes, quando pensamos no nosso futuro, visualizamos um universo de possibilidades. Mas, cuidado, pois possibilidades significam oportunidades, que por sua vez, significam escolhas.
          Por: Flávio Lettieri
Se pensarmos na história de nossas vidas perceberemos que apenas o passado está escrito, que o hoje amanhã já será história passada e o futuro, ah o futuro, esse sim é um verdadeiro universo de possibilidades.

Mas, se alguém pensa que ter um universo de possibilidades é algo necessariamente positivo, é melhor tomar cuidado. Afinal, existe uma chance real de estar bastante equivocado!

Explico melhor…

Por um lado, ter possibilidade significa ter oportunidades. Por outro, significa precisar fazer escolhas.

Por sua vez, fazer uma escolha traz sempre consigo a angústia de alguma renúncia e, é exatamente por isso, que tantas pessoas simplesmente abrem mão de pensar o seu futuro. Abrem mão de sonhar e de focar as oportunidades que o amanhã traz em si.


Para não precisar escolher, optam por seguir o amanhã como uma simples réplica do hoje, que nada mais é do que uma réplica do ontem.

Mal sabem essas pessoas que não escolher também é uma escolha e, possivelmente, a pior delas.

Afinal, de uma forma ou de outra o seu futuro será escrito. Resta saber quem vai conduzir essa escrita…

Tem gente ainda que, diante de tantas possibilidades e, consequentemente, dessa inerente angústia da escolha, sai em busca de fórmulas mágicas e soluções prontas!
Essas pessoas entram em uma busca insana para encontrar as respostas nos livros de autoajuda, nas palestras milagrosas, em gurus de sucesso ou em qualquer outro lugar, mas sempre fora delas mesmas.

Não percebem que, com isso, continuam sendo meros espectadores de suas próprias histórias.

É claro que buscar a leitura, o conhecimento, o aprendizado e a inspiração é sempre muito válido. Só não podemos nos esquecer que quando se trata de definir o nosso futuro, é essencial fazer uma consulta no local mais importante: o nosso coração.
Somente lá existirão as respostas capazes de nos fazer felizes.

Somente ouvindo o próprio coração nos tornamos capazes de fazer escolhas alinhadas com nossos valores, com nossos sonhos e com nossas reais expectativas de felicidade.
Depois que alguém, propondo o uso do filtro solar, disse que compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo, repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale, dar conselhos virou quase uma heresia.

Mas, ainda assim, vou desafiar essa razão para deixar um único conselho: “Ao escrever a história de sua vida não deixe ninguém segurar a caneta”.
Um forte e carinhoso abraço.

Por: Flávio Lettieri é sócio-diretor da Somma Consultoria. Referência nacional em programas de formação de líderes e empreendedores. Executive & Life Coach. Consultor certificado pela Personal Strenghts para aplicação do SDI®. Autor do Livro “Sonhar é Preciso”. Escreve artigos em seu blog: www.sommaonline.com.br/blog.

Postar um comentário

0 Comentários