Palestinos e Judeus, sob tensão...

Enquanto “rola” a malfadada política em solos Brasileiros Israel ataca e mata a nação Palestina sem dó nem piedade no mundo Árabe. A questão é que não temos (Brasil) nada a ver com isso ou temos? Pode ser que sim mais não vem ao caso agora, Já que o ódio entre as nações “briguentas” não é de hoje mais desde longas datas. Vamos de forma resumida “pincelar” na História antiga.  
 Por: Iram de Oliveira
Conforme o velho testamento bíblico a milênios atrás quem habitava aquelas terras eram se não me falha a memória em grupos; os Canoneus, Faristeus etc. onde entra os Judeus nessa História? Sim, o povo Judeu era escravizado no Egito.  Jeová escolheu Moisés para tirar seu povo da escravidão e levar a terra prometida, o dito profeta no comando de seu povo passou mais de 40 anos viajando pelo deserto, quem não sabe dessa História? Os  Judeus tomaram a posse das terras de Canaã e a paz reina naquele habitat por mais de mil anos.  
Até que em 500/400 a.c surge os Romanos e usa a força bruta para comandar aquela gente por algumas centenas de anos, passando a nomear governantes e administradores da cidade de Jerusalém e afins. Em 0070 d.c no reinado de Vespasiano começa princípio de rebelião de fato os Judeus pretendiam se libertarem das amarras Romanas, com seu filho Tito no comando do exército Romano  promove um grande massacre ao povo Judaico no  conflito conhecido como a primeira guerra judaico-romana (6770 . nessa “guerra” foram empalados (crucificado) mais de 6 mil pessoas do lado Judeu e milhares de mortes no confronto direto.
Diáspora, o povo Judeu parte desses sobreviventes partiram em fuga e passaram a habitat por diversos países da Europa  ex: França, Itália, Inglaterra, Alemanha etc. em terra estranha os judeus passaram a comercializar produtos ou seja viraram comerciantes, passando a técnica de vendas para geração futuras acumularam fortunas inestimáveis então...
Movimento Sionista, impulsionou a decisão da criação de um Estado independente para os judeus no território palestino. Com a realização do Primeiro Congresso Sionista, em 1897, os sionistas marcaram seu nome na história. Sion é uma colina de Jerusalém que deu origem ao termo.    
Assim, os Judeus ricos iniciaram a volta, em primeiro instante com muito dinheiro no bolso em contrapartida os Palestinos pobres de Jó, começaram (Os Judeus) comprando lotes de terras, Fazendas que viraram conglomerados, condados, cidades. Momento cruel II foi Na  segunda guerra mundial onde Hitler mata milhões de Judeus na câmara fria e obriga muitos deles ao trabalho forçado nas  indústrias bélicas etc.   
Para finalizar, fim da 2ª Guerra mundial os Estados Unidos e aliados “sensibilizados” com a luta e a vontade dos Judeus de reaver seu Território de fato, em 1949 cria o País de Israel e empurre os Palestinos de vez para a Faixa de Gaza e parte da Cisjordânia que até hoje não aceitam tal imposição, assim as duas nações antes “amigas” vive em  guerra sem fim.   
Por: Iram de Oliveira, Geógrafo
Bibliografia: infoescola.com e Wikipédia    

Postar um comentário

0 Comentários