Por que comprar produtos no Brasil sai mais caros?

 Vejo muitas pessoas  perguntarem em muitos casos fazendo chacotas do seu próprio país principalmente no vale tudo das redes sociais,  por que os produtos eletrônicos etc. são mais baratos nos países desenvolvidos e caros nos emergentes? De forma resumida vamos “pincelar” algo nesse sentido. Ora no primeiro caso foram eles (os desenvolvidos) os principais criadores da nova tecnologia  de ponta, o Brasil por exemplo importa toda tecnologia ligada a eletrônica moderna tipo:  TVs, computadores, tablete, iphone, celulares de várias marcas e tipos lançamento ou “catálogo”. Automóvel quase todas as marcas automobilística é oriunda dos estrangeiros ex: Ford e Chevrolet etc. é dos EUA,  Wolksvagem da Alemanha, Fiat da Itália, Hyundai Coréia do Sul, Toyota, Honda, Yamaha e além mais é do Japão etc. embora que todas elas tenham montadoras em solos Brasileiros mas entendam são (maquiadoras) o nome já diz tudo. Maquiadoras das Multinacionais são espécie de filiais a matriz fica no país de origem  sendo que, o lucro obtida com a comercialização dos produtos nos países instalados, parte é remetido para o país detentor da patente.  
O Brasil têm matéria prima bruta em abundância e menos valor agregado, a agricultura do nosso país é forte mais as máquinas e insumos são importados, é está difícil veja por quê! Compreendam que eles estão em educação 100 anos na nossa frente em 1873 os Estados Unidos já tinham 100% de suas crianças e adolescentes matriculadas nas escolas pública de qualidade agora, no caso Brasileiro a partir de 1970 começou a pensar em educar todas as  nossas crianças. Como tudo, a “energia” do mundo é por deveras  movida a qualidade, qualificação a tecnologia que se inicia no valor humano pela educação, assim podemos dizer que temos um longo caminho a percorrer na face da terra.  É claro que nossos governos são os verdadeiros culpados por toda essa celeuma em torno de preços abusivos, altos impostos etc.  mais isso tudo já é um problema antigo, uma cultura de não valorização humana do povo Brasileiro.      
Obs: Natura perfumes, cosméticos a nossa cachaça que são produtos estritamente Brasileiro   quando chega nas prateleiras do primeiro mundo são mais caros que em terras tupiniquim.     
Por: Iram de Oliveira, Geógrafo
 

Postar um comentário

0 Comentários