Crescimento econômico do Brasil

Resultado de imagem para crescimento economico do brasil fotosProcurando ser breve nas colocações, o Brasil já teve alguns bons momentos de ascensão econômica com reflexo no social desde 1930 aos dias atuais.

Pois bem, não só de coisa ruim viveu o nosso país de fato, ao longo desses anos todos como pensam os céticos.

Em 1930 com Getúlio Vargas que governo o Brasil durante 15 anos no período da nova República, a princípio o Brasil melhorou sendo que, o fator principal usado para alavancar a economia foi o fenômeno mais conhecido como: substituição de importados que consistia o Brasil criando suas próprias fábricas e produtos para abastecer o mercado interno, deu certo enquanto durou.

Getúlio voltou em 1951 pelo voto popular mais pouco pode fazer já que seu governo ficou pressionado pelos ‘grandes poderosos’ levando o presidente ao suicídio em Agosto de 1954.

Com Juscelino K. que abriu o mercado brasileiro para entrada das multinacionais em solos tupiniquim, nesse período o povo melhorou socialmente falando mais no entanto, os ricos cresceram  acima dos menos favorecidos, quem não se lembra da imagem do Presidente JK passeando de fusca conversível.

Agora, no período Militar que durou de 1964/85, nesse ínterim, o Brasil chegou a crescer 14% ao ano com uma política voltada para o equilíbrio das contas públicas , os empréstimos no FMI foram investidos grande parte em infraestrutura Ex: estradas, em que o Brasil tem um déficit até hoje.

Nas últimas décadas o Brasil melhorou com o efeito do plano Real, criado no Governo de Itamar Franco sendo que, os frutos foram mais numerosos no primeiro governo de FHC.

Luiz Inácio Lula da Silva continuou valorizando o crédito livre para a população em geral incluindo a de baixa renda como também os programas sociais fizeram com que o Brasil desse um salto de positividade econômica já mais vista em países da América Latina. É isso.


Por: Iram de Oliveira, geógrafo

Postar um comentário

0 Comentários