Economia em suspense

Resultado de imagem para economia do brasil fotosA economia brasileira já teve momentos de ascensão anteriormente de maneira que  se pensava que iria decolar de vez mais com os problemas estruturais etc. não deu; poderia aqui registrar no primeiro caso o período do Presidente Getúlio Vargas com a instalação do Estado Novo e algumas medidas sociais como também a fundação da CSN Companhia Siderúrgica Nacional, no pós Guerra em 1945/46 com Gaspar Dutra no poder o Brasil deu um “salto” enorme na economia regional esse tempo o país chegou a crescer em torno de 5,6/7% ao ano, a decadência dessa derrocada houve com o suicídio de Getúlio em 1954.

Pois bem, outro momento econômico interessante foi com a Ditadura Militar mais precisamente nos anos 1968-72/73 o chamado grande “milagre” brasileiro, não querendo entrar em detalhes do mérito da história a questão é que, o crescimento Nacional no auge do ‘milagre’ chegou aos 10%   ano, a queda ocorreu em 1973 com o aumento do Petróleo que subiu em mais de 100% o barril na época, assim quebrando as expectativas de bons tempos no Brasil .   

Com o plano cruzado do Sarney o brasileiro teve certo alívio no bolso por um instante só; com o presidente FHC quando implantou o plano Real sendo que, no início do plano foi animador mais já para o final de seu mandato a carestia corroía grande parte do salário do trabalhador.

Então, de 2002 para cá nos Governos de Lula e Dilma tivemos oportunidade de melhorarmos,  parecia que ia durar por mais tempo, de maneira que, o brasileiro melhorou mais, tipo: emprego sobrando, dinheiro no bolso, salário em ascensão, casa, carro na garagem dos mais pobres, casa de praia, férias em hotéis a beira mar, viagem para o exterior, aeroportos lotados, gastos excessivos em dólar  etc. Quem é que não lembra? Foi a pouco. Houve as eleições, a  mulher ganhou para presidente do Brasil, ia tudo bem aparentemente, de repente, a economia nacional vira de “cabeça para baixo”, parece até que foi mal agouro da oposição!!! Pergunta que não quer calar, e agora D. Dilma? Até quando vai ficar assim? Estamos esperando uma resposta a altura dos sofridos pobres trabalhadores do Brasil. É isso.


Por: Iram de Oliveira, geógrafo           

Postar um comentário

0 Comentários