NOVO RG: Saiba como emitir o documento e qual será o prazo de validade

 O documento terá a possibilidade de incluir outros dados, como tipo sanguíneo e código MRZ

                   Novo 'RG digital' começa a ser emitido nos estados; veja ...

O documento de identidade mudou e está em um novo modelo, trata-se de uma versão atualizada que terá a numeração unificada através do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Desde agosto de 2022 alguns estados já começaram a emitir o novo RG.

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) apresenta uma série de mudanças em relação ao modelo anterior. O documento deixou de ter uma numeração própria para evitar fraudes. Além disso, outras informações foram adicionadas.

O RG está mais moderno e com prazo de validade. Tantas novidade podem causar certa estranheza na população que já estava habituada ao formato tradicional, mas as alterações são para facilitar a vida do brasileiro e evitar ter que andar com vários documentos diferentes.

Como emitir o novo RG?

Alguns estados já começaram a emitir o documento, são eles: Rio Grande do Sul, Acre, Goiás, Minas Gerais, Paraná e o Distrito Federal. As demais unidades da federação devem têm até o dia 6 de março de 2023 para adequar seus sistemas para a emissão.

Apenas os cidadão que estiveram com o CPF regularizado poderão emitir o documento. Aqueles que tiverem alguma pendência devem acessar o site da Receita Federal(https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/) e consultar a situação do CPF.

Para conferir a disponibilidade do documento no seu estado, se informe com as Redes Poupa Tempo e/ou Expresso Cidadão da sua localidade.

Prazo de validade da Carteira de Identidade

Não é obrigatório que todas as pessoas tenham o novo RG agora, de forma imediata, a troca ocorrerá de maneira gradativa. Dessa forma, quando precisar renovar seu documento ou tirar a segunda via, já terá a CIN atualizada. Outra novidade diz respeito ao prazo de validade, que será de acordo com a faixa etária de cada pessoa.

Confira os prazos a seguir:

Validade de 5 anos – para crianças entre 0 e 12 anos;
Validade de 10 anos – para pessoas de 13 a 59 anos;
Válida por tempo indeterminado – a partir de 60 anos.

Dentre as mudanças, serão adicionadas informações de outros documentos e dados do cidadão, como por exemplo:

  • Título de eleitor;
  • Numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado militar;
  • Carteira Nacional de Habilitação
  • Documento de identidade profissional
  • Carteira nacional de saúde;
  • NIS/PIS/Pasep;
  • Identificação de doador de órgão;
  • Grupo sanguíneo e fator RH;
  • Autenticação via QR Code;
  • Biometria obrigatória;
  • Código MRZ (o mesmo usado nos passaportes).

Além disso, será possível incluir o nome social sem a necessidade de ter a alteração no Registro Civil.

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