A jornalista Miriam Leitão, colunista do Globo, defendeu nesta terça-feira a aprovação do PL 2630, o das "fake news", que favorece a Globo financeiramente, ao transferir recursos da publicidade digital para as empresas de jornalismo. "Um debate intenso no fim de semana foi sobre a remuneração do jornalismo. Alguns veículos menores passaram a dizer que o texto poderia privilegiar as grandes empresas. A ANJ soltou nota negando isso e dizendo que será para todo o espectro do jornalismo. A Fenaj não ficou contra o texto, mas disse que é preciso assegurar o alcance geral do jornalismo. Esse ponto pode até ser mudado para ficar mais claro", escreveu a jornalista.
*******************
Se a votação na Câmara do Projeto de Lei 2630/2020, o PL das fake news, não for adiada nesta terça-feira, ainda há a possibilidade de que o governo seja derrotado e a proposta seja rejeitada. E é vital que isso ocorra porque esse projeto, como está, é nefasto. Infelizmente, é preciso torcer por uma derrota do governo para impedir que uma legislação que afetará negativamente um contingente enorme de veículos e comunicadores da mídia alternativa seja aprovada e enfraqueça ainda mais o governo na internet.
****************
Auxiliares do presidente Lula (PT) têm, segundo o jornal O Globo, o aconselhado a acelerar a indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). A ideia é que o presidente consiga emplacar o advogado no Supremo antes que a CPI do 8 de janeiro no Congresso Nacional possa provocar algum eventual desgaste no governo. A cadeira a ser ocupada no STF é a que ficou vaga após a aposentadoria de Ricardo Lewandowski. Zanin é visto como favorito para o posto. Emissários do governo têm levado ao advogado a expectativa de que seu nome seja indicado em até duas semanas.
**************
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, viaja ao Brasil nesta terça-feira (2) para encontro com o presidente Lula (PT). Ele se reunirá com o mandatário brasileiro e sua equipe econômica no fim da tarde no Palácio da Alvorada. Secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo disse à GloboNews que Lula vai propor ao presidente argentino financiamento às empresas brasileiras que vendem para o país. "A gente vem discutindo há algum tempo o que a gente chama de crédito para exportação. Na verdade, é um financiamento às empresas brasileiras que vendem para a Argentina, e são essas empresas (argentinas) que importam serviços e mercadorias do Brasil".
****************
Suspeito de vender sentenças para traficantes internacionais de drogas, o desembargador Cândido Ribeiro teve a aposentadoria por invalidez publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (2). Ele atuava como juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília. Cândido Ribeiro e o advogado Ravik Bello Ribeiro, seu filho, foram alvo das operações Habeas Pater e Flight Level 2, deflagradas pela Polícia Federal em março. Na ocasião, foram apreendidos R$ 270 mil em espécie em um dos endereços de Ravik.
**************
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)foto, saiu do grupo de WhatsApp da bancada da bala. Ele ficou irritado com as críticas de parlamentares ao PL das Fake News. Um dos maiores embates foi com o deputado bolsonarista Mário Frias (PL-SP). O ex-presidente da bancada evangélica Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) também criticou a postura de Lira no grupo. A proposta deve ser votada hoje.
0 Comentários