Notícias do dia

   Se a meta está errada, muda-se a meta", afirma Lula sobre controle da  inflação | GZH

 Efeito Lula: Analistas do mercado reduziram suas estimativas para a inflação até 2026 e passaram a ver maior afrouxamento monetário neste ano, de acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira. O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou que a expectativa agora é de que a taxa básica de juros Selic encerre 2023 a 12,00%, de 12,25% esperados antes.

** 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), definiu durante reunião de líderes no domingo (2) que os parlamentares realizarão um esforço concentrado nesta semana para votar as pautas econômicas do governo Lula. As propostas que devem ser votadas, em diferentes estágios, até esta sexta-feira (7) são: reforma tributária, arcabouço fiscal e PL do Carf. O deputado quer quórum para começar a votar as matérias a partir desta segunda-feira (2).

** 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem sinalizado a aliados e interlocutores que não considera a hipótese de ser candidato à Presidência da República em 2026. Segundo a coluna da jornalista Bela Megale, do jornal O Globo, aliados próximos de Tarcísio teriam dito que o governador acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será candidato à reeleição e que ele não possui força política suficiente para enfrentar o líder petista. 


Norma Thereza Goussein Haddad, de 85 anos, mãe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, faleceu no domingo (2) à noite, na cidade de São Paulo (SP). Após uma batalha de três anos contra o câncer, ela deixa o ministro da Fazenda, Fernando, e as filhas Priscila e Lúcia enlutados. Norma era filha de libaneses vindos da cidade de Zahlah. A informação é da assessoria de imprensa de Haddad.

** 

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que um em cada três veículos abordados durante as fiscalizações realizadas no segundo turno das eleições de 2022 ocorreu no Nordeste, região em que o então candidato e hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve sua maior vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL) na primeira etapa do pleito presidencial. As informações, divulgadas pelo jornal O Globo, desmontam o depoimento prestado pelo ex-chefe da PRF Silvinei Vasques à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos golpistas do dia 8 de janeiro.  

**

A CPMI do 8 de Janeiro adiou a reunião onde tomaria o depoimento do coronel do Exército Mauro Cid, ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro. A oitiva, que ocorreria na terça-feira (4) de manhã, foi adiada em uma semana, ficando para o dia 11 de julho. O motivo, explica a liderança da comissão mista, é a pauta da semana da Câmara dos Deputados, que estará focada na agenda econômica do governo.

Postar um comentário

0 Comentários