O Ministério Público de São Paulo iniciou uma investigação para analisar a decisão do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) de introduzir somente livros digitais, em vez dos impressos, nas escolas estaduais a partir do 6º ano. A promotora Fernanda Peixoto Cassiano instaurou o inquérito, levantando dúvidas sobre a renúncia de aproximadamente R$ 120 milhões provenientes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Pela primeira vez, o estado de São Paulo ficará de fora desse programa que utiliza verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (MEC) para adquirir livros didáticos.
**
O governo do presidente Lula (PT) quer reavaliar o papel das Forças Armadas em cenários de crise, com o intuito de limitar seu poder. O Executivo busca traçar novos parâmetros para a atuação dos militares em contextos de crises de segurança e ordem pública ou de instabilidade institucional.
A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, dia 3, um fazendeiro do Pará que ameaçou "dar um tiro" em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a visita do presidente ao estado, prevista para a próxima semana. Arilson Strapasson tentou descobrir o hotel onde Lula se hospedará em Santarém, entre 4 e 7 de agosto, para a Cúpula da Amazônia no Pará. Ele responderá pelos crimes de ameaça e incitação de atentado contra autoridade por motivação política. O fazendeiro também está sendo investigado por suposta relação com grilagem de terras e garimpo na região.
**
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin começou a receber os primeiros processos para julgar após tomar posse na tarde de hoje (3). Após assinatura do termo de posse, o nome do ministro foi inserido no sistema eletrônico de distribuição de processos e dois processos que chegaram ao Supremo foram remetidos ao ministro.
**
A CPMI do 8 de janeiro está a analisar emails do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid (foto), negociando um Rolex obtido em uma viagem oficial. Não é possível afirmar até o momento de onde veio o relógio, mas havia um Rolex entre os pacotes de joias sauditas que entraram no Brasil ilegalmente em 2019.
Durante meses, Lula atacou pessoalmente o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, responsabilizando-o pela manutenção da taxa de juros em 13,75% ao ano, mesmo número de agosto de 2022. Nesta quarta-feira, Campos Neto votou com o governo no Copom, o Comitê de Política Monetária do BC, favorecendo a redução da Selic em 0,50 ponto percentual, em não apenas 0,25. Isso deu aos petistas a oportunidade de dizer que obrigaram o “sabotador” Campos Neto, “o infiltrado de Bolsonaro”, a se curvar.
0 Comentários