EDUCAÇÃO INFANTIL: existe uma idade ideal para a criança aprender a ler

 Os pais não devem pressionar os filhos a aprenderem a ler, mas eles podem estimular a leitura desde cedo e ficar atentos para sinais de dificuldades ou resistência. Saiba mais!

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O momento em que a criança lê uma palavra pela primeira vez é, sem dúvidas, um marco muito especial e aguardado pelos pais. No entanto, muitas vezes, a espera pode causar uma certa ansiedade nos adultos, ainda mais quando eles acham que o filho está demorando para atingir esta conquista. Mas, afinal, existe uma idade ideal para a criança aprender a ler?  

A alfabetização demanda respeito ao tempo do pequeno. É preciso esperar o interesse da criança pelo universo das letras. “Toda criança passa por um processo de decifrar letras e decodificar palavras, antes mesmo de poder ler um texto mais elaborado. É comum crianças começarem esse processo por volta dos 5 ou 6 anos, mas existem fatores que precisam ser levados em consideração e que vão determinar uma maior ou menor fluência de leitura”, diz Fabiana Santana, assessora pedagógica do Programa Líder em Mim, de São Paulo. Por isso, é difícil determinar uma idade ideal para este processo acontecer. 

Sueli Marcial, diretora assistente do Colégio Rio Branco, unidade Granja Vianna, de São Paulo, também concorda que o melhor momento para a criança aprender a ler não existe. “O importante é oferecer condições para que ela entre em contato com diferentes tipos de texto, em diferentes situações comunicativas, para ir compreendendo que existe um comportamento de leitura - da esquerda para a direita -, ilustrações como textos complementares às informações, tipos de linguagens, tom de voz e postura corporal adequados à cada texto e sua intencionalidade”, afirma.

De acordo com Sueli, se a criança tiver acesso a materiais e estímulos diversos, o interesse pela leitura virá naturalmente e há grandes chances de aprenderem a ler até os 6 anos. “As crianças são potentes e vivem num mundo social repleto de informações que ‘exige’ delas esse olhar curioso, intencional, de perguntas e de investigações”, destaca.

Sem pressa e sem pressão


Se o seu filho não atingir esta conquista antes dos 6 anos, não é motivo de preocupação. É preciso ter paciência, sem pressionar o pequeno. “Antecipar esse processo nem sempre resulta em melhores resultados acadêmicos. Precisamos levar em consideração que o letramento exige um grau muito grande de amadurecimento neuromotor. ‘Forçar’ que a criança aprenda a ler antes desse amadurecimento pode não ser a melhor escolha”, afirma Fabiana Santana.

Ela lembra que a alfabetização é resultado de um processo longo e repleto de etapas. “É na primeira infância que a criança precisa receber os estímulos que poderão ajudá-la a ter um melhor desempenho de leitura e escrita, mas sempre de maneira lúdica e sem atividades mecânicas de leitura e escrita, que possam atrapalhar ou forçar as fases de desenvolvimento”, ressalta a pedagoga.

Revista crescer

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