ARGENTINA: Milei é o voto de protesto

                  ANSA/Na Argentina, Milei capitaliza o voto de protesto - Política - ANSA  Brasil

Reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Caio Mattos, que está em Buenos Aires, apresenta o cenário político que antecede a eleição presidencial da Argentina.

A ascensão da direita, com Javier Milei (foto), e a provável derrota do peronista Sergio Massa devem colocar o país na direção oposta à do Brasil, hoje sob o comando petista, e terá consequências para toda a América Latina.

Milei é o voto de protesto. Para os argentinos, é o voto de ‘enojo’, palavra que pode ser traduzida como raiva. Seus eleitores não querem reeleger nenhuma das duas forças que estiveram no poder na última década, sejam macristas ou peronistas, visto que a situação só piorou. ‘Eles estão com Milei porque sentem raiva contra a casta. Então, é mais importante como ele se apresenta do que as coisas que está propondo’, diz Belen Amadeo, professora de opinião pública da Universidade de Buenos Aires.

Para a militância juvenil, Milei é uma estrela do rock. A fila para entrar no ato de encerramento de sua campanha na cidade de Buenos Aires, na quarta-feira, 18, dava volta no quarteirão da Movistar Arena, se estendendo por mais de 150 metros. A vasta maioria dos que aguardavam a vez era de jovens. Alguns viajaram até Buenos Aires só para o ato.”

MSN

Postar um comentário

0 Comentários