O libertário presidente eleito da Argentina, Javier Milei, venceu uma eleição acirrada. Agora vem a parte difícil: lidar com as crises econômicas. A inflação está nos 143%, as reservas líquidas de moeda estrangeira estão profundamente no vermelho, os poupadores estão a abandonar o peso e uma recessão é iminente. Quatro em cada dez argentinos vivem na pobreza e é provável uma forte desvalorização do peso.
**
O jornalista e correspondente Pepe Escobar usou sua conta no X para lamentar a vitória do ultradireitista Javier Milei, do La Libertad Avanza, que venceu neste domingo (19) as eleições presidenciais argentinas. “Não chore pela Argentina. Eles escolheram o abismo. Onda violeta. El Loco [ como é apelidado Milei] vence em quase todos os lugares. Não em Buenos Aires. Seu padrinho é Macri [ex-presidente da Argentina, ultraliberal]”, "Grande vitória da horrível oligarquia argentina. Grande vitória para o Hegemon [imperialismo] de Dividir para Governar. Buraco negro à frente", acrescentou.
**
O ex-presidente Jair Bolsonaro, que hoje está inelegível, postou uma mensagem no X em que disse esperar que a eleição do extremista Javier Milei ajude Donald Trump, nas eleições americanas de 2024, e ele próprio, nas eleições brasileiras de 2026. Pelo tom da postagem, ele enxerga uma retomada da extrema-direita na região.
**
O jornalista Renato Rovai, editor-responsável pela revista Fórum, revelou, na noite de ontem, ter sido ameaçado pelo jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles. Neste fim de semana, a Fórum revelou que a jornalista Andreza Matais, do Estado de S. Paulo tentou coagir repórteres do jornal a fabricar uma acusação falsa contra o ministro da Justiça, Flávio Dino, a respeito da chamada "dama do tráfico". Em seguida, jornalistas do Metrópoles tentaram desconstruir a reportagem da Fórum.
**
Um primeiro grupo de bebês nascidos prematuramente que foram retirados de um hospital na Faixa de Gaza atravessou para o Egito para receber tratamento médico, nesta segunda-feira, de acordo com imagens ao vivo e com a TV Al Qahera do Egito.
**
Confira as manchetes dos principais jornais do Brasil nesta segunda-feira, 20:
Folha de S. Paulo
Argentina elege anarcoliberal Milei, que promete dolarizar a economia
Excêntrico e adepto de ideias radicia, deputado tem vitória expressiva; Lula não o cita, mas defende diálogo com eleito
O Estado de S. Paulo
Com promessa de corte drástico no Estado, Milei vence eleição argentina
Libertário teve 55,7% dos votos, vantagem maior do que previam pesquisas; sem citar vencedor, Lula desejou ‘sorte’
O Globo
Argentina vota por mudança e elege Milei presidente com ampla margem
Ultradireitista derrota peronista Sergio Massa por 12 pontos e terá desafio de debelar inflação
Zero Hora
De virada, ultraliberal vence eleição e assumirá presidência argentina
Javier Milei prometeu dolarizar a economia e fechar o Banco Central
Correio Braziliense
Milei vence na Argentina em virada conservadora
No discurso de vitória, o futuro ocupante da Casa Rosada disse que “terminou uma forma de fazer política e começa outra”
0 Comentários