Barragem Passagem das Traíras é aberta por ameaça de rompimento

   Barragem Passagem das Traíras é aberta por ameaça de rompimento - Tribuna  do Norte

O Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (Dnocs) promoveu uma abertura emergencial na barragem Passagem das Traíras, no Seridó potiguar, permitindo a passagem de milhões de m³ de água advinda das chuvas das últimas semanas. A ação, iniciada na última quarta-feira (13), foi uma medida para evitar o rompimento da barragem, que aguarda conclusão das obras há vários anos.

A abertura da ensecadeira amplia ainda mais o problema de desperdício de volume de água na Barragem Passagem das Traíras. A informação foi confirmada à Tribuna do Norte pelo diretor de Infraestrutura Hídrica do Dnocs, Luiz Ernani Junior, que explicou a abertura emergencial na ensecadeira da barragem. Na prática, a abertura é uma espécie de desvio do curso do rio.

“Choveu demais na região, cerca de 130mm, e o volume das águas que estava chegando na área da barragem, considerando a ensecadeira, começou a preocupar uma vez que existia a possibilidade de haver o galgamento da ensecadeira e consequentemente colocá-la em colapso. Tomamos uma medida emergencial, abrimos a ombreira direita para que essa descarga passasse pelo túnel da galeria. Quando tivermos uma redução desse volume vamos fechar a ensecadeira para concluir o serviço da barragem da passagem”, disse o diretor.

BG

Postar um comentário

0 Comentários