CNH: Renovação para motoristas acima de 50 anos têm boa notícia com nova lei em vigor; confira

                          Qual a validade da CNH para pessoas idosas?

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento oficial obrigatório utilizado no Brasil para que cidadãos com mais de 18 anos possam dirigir veículos motorizados e a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal traz uma novidade para motoristas com + 50 anos: uma lei para renovação da CNH com desconto.

Com o intuito de realizar a inclusão social, a legislação oferece desconto de 50% no valor da renovação da CNH, beneficiando os motoristas e estimulando o consumo.

Vale lembrar que a partir dos 50 anos é necessário realizar a renovação da CNH a cada cinco anos e, a partir dos 70 anos, a validade do documento cai para três anos.

Nossa especialista Laura Alvarenga  comenta um pouco mais sobre as regras da Carteira Nacional de Habilitação, confira.
 

Como realizar a renovação da CNH?
 

Para realizar a renovação da CNH basta acessar o site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado, fazer o login com CPF e senha e confirmar os seus dados. Logo após, você deve seguir as instruções para solicitar a renovação da carteira.

Categorias da CNH

As categorias da CNH são feitas de acordo com os tipos de veículos que o motorista está autorizado a dirigir. Atualmente, o Brasil conta com as seguintes categorias:

    Categoria A: condução de motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos motorizados;
    Categoria B: condução de veículos automotores com peso máximo de 3.500 kg e lotação máxima de 8 lugares, excluindo o motorista;
    Categoria C: condução de veículos de transporte de carga, cujo peso total exceda a 3.500 kg, e não exceda a 6.000 kg;
    Categoria D: condução de veículos utilizados no transporte de passageiros, com mais de 8 lugares, excluindo o motorista;
    Categoria E: condução de combinações de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D.

por Yasmin Nascimento

Postar um comentário

0 Comentários