Barragem Armando Ribeiro atinge 74% da capacidade máxima

 A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte, atingiu 74,4% de sua capacidade total de volume de água, conforme atualização do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) neste domingo 14.

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves atinge maior volume desde 2012 | Rio  Grande do Norte | G1

Na última terça-feira 9, o Igarn havia anunciado que a barragem Armando Ribeiro alcançara 70% de ocupação, marcando seu melhor desempenho desde 2012.

Os registros do monitoramento dos níveis dos reservatórios potiguares pelo Igarn, disponíveis no site da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), indicam que a Armando Ribeiro Gonçalves acumulou 1,7 bilhão de m³ de água neste domingo, próximo aos 2,3 bilhões de m³ de sua capacidade total.


Paulo Sidney, diretor-presidente do Igarn, expressou a expectativa de que 2024 possa superar o recorde histórico de volume de água acumulada nos reservatórios, estabelecido em 2011.

Reservatórios do RN registram cheias históricas

Atualmente, a média total do volume acumulado nos reservatórios do RN é de 69%, o melhor resultado em 12 anos. Nos meses de abril dos últimos anos, os volumes de água registrados foram 60% em 2023, 43% em 2022 e 43% em 2021.

Em janeiro, a média geral de acumulação de água nos reservatórios já era a melhor em 12 anos no RN, com 50%, de acordo com o Igarn.

O Instituto também destacou o monitoramento das situações críticas no Açude Pataxó, que inundou três bairros e várias comunidades em Ipanguaçu, e no Açude Municipal de Venha-Ver, onde um muro desmoronou parcialmente, levando à abertura de canais para aliviar a pressão na parede do reservatório.

Outros reservatórios apresentam sinais positivos. A barragem do Trairi, em Tangará, sangrou na última semana após 13 anos, assim como o Gargalheiras. A barragem Santa Cruz do Apodi, o segundo maior manancial do RN, está com 76% de sua capacidade total de água.

A barragem de Umari, em Upanema, também está próxima da sangria, com 91% de seu volume de água. Além disso, diversos açudes do estado registram volumes acima de 70%, alguns prestes a sangrar, conforme relatório atualizado do Igarn:

  • Açude Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas – 98%
  • Açude Flechas, em José da Penha – 83%
  • Barragem de Pau dos Ferros – 71,6%
  • Açude público de Cruzeta – 90% (a primeira vez desde 2011 que atinge essa marca).

Com informações de G1 RN

Postar um comentário

0 Comentários