Previsão para semana com pancadas de chuvas no RN

 

No início da semana, a previsão do tempo para Natal é de pouca chuva com pancadas isoladas e céu encoberto, com chuviscos na parte da tarde já neste domingo (21), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na segunda-feira (22), são esperadas muitas nuvens com chuvas e trovoadas isoladas, enquanto na terça-feira (23) e quarta-feira (24) também são previstas chuvas isoladas.

Em relação a todo o Rio Grande do Norte, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A instrução do Inmet é no sentido de que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Até o amanhecer do sábado (20), o Rio Grande do Norte registrou chuvas de quase 70 mm nas últimas 24 horas. O maior acumulado foi registrado na cidade de Rio do Fogo, na região Leste do Estado, com 69 milímetros.

Na sequência, aparecem Nísia Floresta (51mm) e Canguaretama (40.6mm). Os dados são do boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn) e correspondem ao período das 7h de sexta-feira (19) até às 7h deste sábado (20).

Além do Leste do Rio Grande do Norte, as demais regiões apresentaram acumulados superiores a 20 mm. No Oeste do Estado, o maior volume foi identificado em Martins, com 30 mm. Já na Central Potiguar, as maiores chuvas aconteceram em Angicos, que acumulou 29.2 mm nas últimas 24h.

No Agreste do Estado, os maiores volumes foram em Jandaíra (22.2mm) e Lagoa Salgada (20.4mm), enquanto as demais cidades da região aparecem com acumulados inferiores a 8 mm e outras não tiveram registros de chuvas.

Ao todo, o boletim da Emparn identificou 40 estações com chuvas e 25 sem chuvas. Outras 228 não tiveram contato.

Danos e recarga
Nas últimas semanas, a quantidade de chuvas levou a recarga dos reservatórios do RN e também de danos causados em algumas localidades do Estado Barragens como a do Gargalheiras já estão sangrando, enquanto que a Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do Estado, com mais de 2,3 milhões de metros cúbicos, está com mais de 70% de sua capacidade total. A recarga de reservatórios pode garantir o abastecimento de diversas cidades do interior por anos, segundo o Instituto das Águas.

Ao mesmo tempo, o RN registra danos sofridos pelas chuvas. Uma ponte na BR-304, na altura de Lajes, foi levada pela enxurrada. A principal rodovia do Estado, que liga Natal a Mossoró, está interditada desde então, sendo necessário a utilização de estradas alternativas no interior.

Postar um comentário

0 Comentários