Grupo de Trabalho de Educação do G20 reuniu, nesta segunda (20), delegados de 34 países. Encontro acontece até a próxima quarta (22), em Brasília
O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, esteve presente, nesta segunda-feira, 20 de maio, em Brasília (DF), na reunião técnica presencial do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20, que está sob presidência rotativa do Brasil. As discussões se concentraram na qualificação e valorização dos profissionais de educação, tema prioritário a ser trabalhado pelo governo, por meio do Ministério da Educação (MEC). A reunião do GT se estende até a próxima quarta-feira, 22 de maio.
Camilo Santana destacou a importância do diálogo e da troca de experiências entre os países para aprimorar as políticas docentes e identificar desafios comuns e alternativas que possam contribuir e promover boas práticas em políticas para o setor. “O GT da Educação é uma novidade nesta edição do G20 e reflete a volta do País ao cenário internacional e do compromisso do Presidente Lula com a educação. Reconhecemos e compreendemos que o grande caminho para construir políticas públicas que tenham essa atividade passa por qualificação e melhorias aos professores do Brasil”, afirmou, durante a manifestação de boas-vindas às delegações.
Reconhecemos e compreendemos que o grande caminho para construir políticas públicas que tenham essa atividade passa por qualificação e melhorias aos professores do Brasil”, Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana
Essa foi a primeira reunião presencial do GT, com a participação de mais de 170 delegados de 34 delegações dos países-membros do G20, grupo que reúne as 19 principais economias do mundo, além da União Europeia, da União Africana e de países convidados. No mês de fevereiro, o mesmo grupo realizou a primeira reunião virtual.
O diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da Secretaria de Educação Básica (SEB\MEC), Alexsandro do Nascimento Santos, falou aos delegados sobre a importância em trazer o tema da formação de professores e da carreira dos docentes para a pauta de discussão. Segundo ele, esses são desafios que o Brasil precisa enfrentar para aprimorar as políticas de formação docente; além disso, o País é reconhecido mundialmente por várias ações de valorização dos profissionais de educação e pode avançar ainda mais. “Identificar desafios comuns e as alternativas que podemos construir coletivamente é muito importante”, ressaltou.
Reunião – O coordenador das reuniões do GT de Educação do G20 e assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Figueiredo de Souza, disse que os apontamentos brasileiros foram bem acolhidos pelos demais participantes da reunião e comentou a estratégia para os próximos meses de trabalho do grupo. “Os temas que a gente está agora debatendo irão além de grandes recomendações, queremos que se concretizem nas agendas dos países do G20”, informou.
Francisco Souza destacou que, durante o encontro desta segunda-feira (20), o Brasil ainda ouviu experiências dos países participantes, como o investimento em liderança das escolas enquanto medida para transformar. A saúde mental da carreira docente dos profissionais da educação também mereceu o destaque, especialmente por existirem diferentes políticas sobre o tema em vários países. Outro s pontos aos quais o Brasil está sempre atento são a educação escolar indígena e a possibilidade de parcerias, uma vez que é um desafio particular da formação e valorização profissional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria Internacional (AI)
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