Depois de perderem tudo, vítimas das enchentes catam itens no lixo no RS; assista vídeo

Vítimas das enchentes catam itens no lixo: 'Só tenho a roupa do corpo'

 Uma caçamba de lixo a apenas 100 metros do Mercado Público de Porto Alegre (RS), visível após o recuo da enchente, despertou o interesse de famílias que perderam quase tudo após as fortes chuvas que atingiram o estado gaúcho.

Cerca de 30 pessoas se ajoelharam após o lixo ser revirado no chão para vasculhar se havia algo de valor ali. E ninguém saiu de mãos vazias. Havia até mesmo crianças e idosos, conforme informações do UOL.

Entre eles estava o autônomo Wuelinton Santos, de 21 anos, que se mudou há apenas dois meses de Portão, no interior do Rio Grande do Sul, para morar com o pai no bairro Humaitá, um dos mais atingidos pelas enchentes na capital gaúcha.

Segundo o jovem, ele perdeu tudo, não tem nem mesmo os documentos, apenas a roupa do corpo. A casa foi para o chão, na real. Agora, moro em um abrigo e não conheço nada na cidade. Não tenho nem documentos, só tenho a roupa do corpo. Mano, consegui brinco, alargador, uns bagulhos para a minha filha e até maquiagens para a mãe dela. Tem bastante coisa aqui, tá ligado? É só olhar com atenção e ter paciência para catar aqui”, disse.

ASSISTA VÍDEO AQUI 

Junto com Wuelinton estava Lucas Nunes, de 27 anos. Os dois se conheceram no abrigo do Grêmio Náutico União. Lucas, que morava com a mãe no bairro Sarandi, também perdeu todos os seus pertences na enchente.

“A água subiu até o segundo andar e eu perdi tudo. Até a minha camisa do Grêmio foi. A gente não esperava por isso, mas tenho fé que a gente vai conseguir recuperar de novo”, disse. “Encontrei um fone de ouvido na caixa, brinquedo para o meu sobrinho, bijuteria… Também achei uma carteira para a minha irmã, umas correntes, capa de celular. Peguei coisa que dá para aproveitar ainda”.

Apesar do ocorrido, a prefeitura de Porto Alegre diz manter mais de 12 mil pessoas abrigadas em 140 instituições na capital gaúcha, contando com parcerias e o apoio de voluntários. Além disso, a administração municipal distribuiu mais de 13 mil cestas básicas para as vítimas dos alagamentos.

DCM

Postar um comentário

0 Comentários