FGTS vai definir distribuição de lucros em agosto; saiba como

               FGTS Digital deve entrar em operação a partir de março

 O FGTS teve lucro recorde de R$ 23,4 bilhões. Todos os anos parte do lucro é distribuído entre os cotistas do fundo — normalmente o repasse é de 99% do lucro registrado. O percentual será definido em reunião do Conselho Curador do FGTS no dia 6 de agosto.
 

Quem tem direito

O lucro será depositado nas contas do FGTS que tinham saldo em 31 de dezembro de 2023. Quem começou a trabalhar com direito a FGTS em 2024, por exemplo, não vai receber a distribuição dos lucros.

Quanto maior o saldo, maior o lucro recebido. O depósito será proporcional ao montante que o trabalhador tinha até o último dia do ano passado. Os repasses vão valer para contas ativas e inativas no fundo.

A lei determina que a distribuição dos lucros deve ser feita até 31 de agosto. No entanto, normalmente a Caixa faz os depósitos antes deste prazo.

Rendimento do FGTS

O FGTS rende 3% ao ano mais a TR. Além deste valor, as contas recebem a distribuição dos lucros, o que aumenta a rentabilidade final.

A regra vai mudar. O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu no dia 12 de junho que a remuneração das contas vai ser corrigida pelo menos pelo índice IPCA, que mede a inflação oficial do país.

Posso sacar o dinheiro?

Não, o dinheiro fica preso no fundo. Os saldos das contas serão atualizados até o dia 31 de agosto, mas a distribuição dos lucros não muda as regras para saque dos valores.

É possível sacar o FGTS somente nas situações específicas fixadas em lei. Alguns exemplos são demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria ou saque-aniversário.

Após o depósito, é possível consultar o valor pelo aplicativo do FGTS. Ele está disponível para Android e iOS.

Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários