A obesidade é uma das doenças que mais preocupa médicos e especialistas atualmente. O impacto do acúmulo de tecido adiposo está longe de ser apenas na forma física. Enquanto a maior parte das células de gordura se localiza debaixo da pele, conhecida como gordura subcutânea, outra parte, a gordura visceral, pode se acumular ao redor dos órgãos internos.
O perigo mora justamente aí: essa gordura envolve áreas como fígado, pâncreas e intestino, e não é tão simples de ser detectada. Ela representa um perigo direto à saúde, pois faz parte de um metabolismo ativo que libera substâncias químicas nocivas, além de serem capazes de desencadear inflamação e atrapalhar o funcionamento saudável do organismo.
Para contornar esse problema, é necessário não apenas fazer atividade física, como também adotar uma alimentação balanceada. Alguns alimentos podem promover benefícios extras a quem precisa erradicar o quadro. Um deles é o abacate. Um estudo da Universidade de Illinois Urbana-Champaign, divulgado no Journal of Nutrition, associou o consumo diário da fruta à redução da barriga e, melhor, em questão de semanas.
O estudo contou com 105 voluntários que apresentavam sobrepeso ou obesidade, e que foram divididos em dois grupos. Enquanto um grupo recebeu refeição diária com abacate, o outro recebeu outro alimento com o mesmo valor calórico.
Após 12 semanas, os pesquisadores avaliaram os níveis de gordura visceral dos voluntários. Foi constatado que aqueles que consumiram abacate diariamente apresentaram níveis mais baixos de gordura visceral.
A investigação apontou uma redução benéfica da gordura corporal. Evidentemente, outras investigações são necessárias para elucidar as conexões entre o consumo de abacate e a saúde metabólica. No entanto, vale frisar que o abacate é considerado um superalimento, e não à toa é chamado de “ovo do mundo vegetal”.
Isso se deve à presença de muitos nutrientes valiosos à saúde, como gordura monoinsaturada, vitaminas A, C, E, K, vitaminas do complexo B, fibras e outros.
Devido à alta densidade nutricional, o abacate conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e ajuda na saciedade e no funcionamento do intestino. Assim, para aqueles que buscam emagrecer de forma saudável, o alimento pode ser uma boa pedida no cardápio.
O abacate também ajuda a controlar o açúcar sanguíneo, evitando picos de insulina — responsável por estocar carboidratos em forma de gordura.
Vale lembrar que não existe uma quantidade adequada de abacate por dia, já que isso vai depender da necessidade individual. Seja no café da manhã, na ceia ou até como sobremesa, o alimento irá proporcionar bem-estar e muitos benefícios. Lembre-se dele.
MSN
0 Comentários