Morreu na madrugada de hoje (12) o ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento Delfim Netto, aos 96 anos. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein em decorrências de complicações no seu quadro de saúde.
Biografia de Delfim Netto
Antônio Delfim Netto foi um professor, economista, político e diplomata brasileiro, que esteve à frente do Ministério da Fazenda durante boa parte da ditadura militar no Brasil. Ele implementou medidas que desencadearam o "milagre econômico" - período de amplo crescimento econômico nacional, que focaram na atração de capital externo e avanços do Produto Interno Bruto (PIB).
Delfim ficou marcado também por ter sido um dos signatários do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), de dezembro de 1968, que endureceu o regime militar e permitiu a perseguição a rivais políticos do governo. Após o fim do regime ditatorial no Brasil, Delfim foi deputado federal por São Paulo por 20 anos.
Também manteve relação próxima com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, embora tenha sido filiado ao Partido Progressista (PP) e ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), à época conhecido como PMDB. Na década de 70, foi embaixador do Brasil na França por três anos.
0 Comentários