Durante entrevista, o jornalista Mario Vitor Santos analisou as recentes movimentações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cenário internacional, sugerindo que o mandatário busca se proteger de possíveis instabilidades internas. Para Santos, as atitudes de Lula podem ser explicadas por uma estratégia de aproximação com os Estados Unidos e, em especial, com os Democratas.
“Muito influenciado pelas eleições americanas me parece o presidente Lula. A eleição do Trump ou da Kamala Harris não é indiferente ao presidente Lula. Lula tem proximidade a Kamala Harris para ser evitada a reeleição do Trump. Trump reeleito reforça Bolsonaro e bolsonaristas”, afirmou o jornalista.
Santos também destacou o papel que o presidente brasileiro vem desempenhando para manter boas relações com o governo americano, especialmente em um momento de tensões políticas globais. “Presidente Lula tem tomado um cuidado especial e com uma sintonia muito fina no sentido de não desagradar os Democratas americanos e o governo americano, especialmente nesse processo tão sensível. Isso pode dar alguma explicação em relação às últimas decisões geopolíticas do governo brasileiro e diplomáticas internacionais”, avaliou.
0 Comentários