O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (18) um novo pacote de benefícios para valorizar os professores no país. Entre as ações previstas está a criação de um programa inspirado no Mais Médicos, para incentivar que os docentes atuem em escolas de regiões com déficit de profissionais.
Além disso, o pacote prevê um programa de transferência de renda para estimular estudantes a ingressarem em cursos de licenciatura.
Lançado em 2013, o Mais Médicos é um programa federal criado para enviar profissionais de saúde para regiões remotas e de alta vulnerabilidade.
“Hoje temos uma deficiência grande em professores nas áreas de Física, Matemática, Química e Biologia. Vamos destinar uma bolsa a mais para o professor que queira ir para determinada região com menos professores. Nos dois primeiros anos, o MEC apoia isso”, afirmou o ministro durante o evento Reconstrução da Educação, realizado pelo Estadão no Museu do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo. “Olhar para valorização não é só remuneração. O professor é uma das mais importantes profissões no País, todos passamos por eles. Por isso, é preciso criar uma cultura para a sociedade reconhecer o papel professor”, disse.
Para estimular o ingresso em cursos de licenciatura, o Ministério da Educação irá oferecer bolsas e uma poupança do governo federal semelhante ao programa Pé-de-Meia. Será necessário ter nota máxima de 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
DCM
0 Comentários