Estudo identifica armadilhas contra o bem-estar emocional e revela hábitos que afastam as pessoas da felicidade; descubra quais são
Ser feliz é o que todos querem, mas muitas vezes a realidade ao nosso redor e os hábitos cotidianos nos distanciam desse ideal tão sonhado. Saiba quais são os hábitos que afastam as pessoas da felicidade e que você pode – e deve – evitar.
Com base em estudos científicos realizados por neurocientistas, é possível identificar os principais comportamentos que dificultam a construção de uma vida mais feliz. Confira os hábitos que afastam as pessoas da felicidade, segundo pesquisa coordenada pelo doutor em Psicologia José Brissos-Lino.
Os 7 hábitos que afastam as pessoas da felicidade:
- Comparação constante: se comparar com outras pessoas, principalmente em redes sociais, onde só são exibidos os melhores momentos, gera uma insatisfação e sensação inferioridade. Especialistas vêm alertando cada vez mais sobre os malefícios das redes sociais e recomendam que as pessoas evitem acessá-las.
- Negligenciar o autocuidado: descuido com a saúde física e emocional compromete a energia vital do corpo e a capacidade de aproveitar a vida. Psicólogos aconselham tirar um dia da semana para o “me time”, que é quando você só pratica o autocuidado.
- Prender-se ao condicionamento social: viver conforme as expectativas alheias, em vez de seguir valores e desejos pessoais só prejudica a saúde mental e não traz felicidade. O recomendável é sempre ser você mesmo.
- Evitar verdades desconfortáveis: negar aspectos difíceis sobre si mesmo impede o crescimento e a evolução pessoal. De acordo com a psicóloga Natalia de oliveira “a negação é um dos muitos mecanismos de defesa do ego cujo principal objetivo é proteger o indivíduo de uma realidade ou verdade dolorosa”.
- Busca constante por validação externa: necessidade de aprovação dos outros afeta negativamente a autoconfiança. Segundo o portal Mundo dos Psicólogos, “quem busca constantemente a aprovação dos outros nem percebe que, na realidade, está fechando as portas às oportunidades e criando um entorno propício para a ansiedade, o stress e a frustração”.
- Ignorar o valor do fracasso: encarar erros como algo exclusivamente negativo limita o aprendizado e o desenvolvimento. De acordo com o doutor em Psicologia José Brissos-Lino, “ninguém quer aparecer como fracassado ou falhado perante a sociedade. A miragem do sucesso predomina, mas a vida é sempre feita de sucessos e fracassos”.
- Desvalorizar relações comunitárias e interpessoais: o ser humano é social e não gostar de ter relações comunitárias e interpessoais pode levar ao isolamento e à solidão, causando, segundo a psicologia, um impacto negativo no bem-estar emocional.
Agora que você já sabe quais são os sete hábitos que afastam as pessoas da felicidade, pode evitá-los e tomar decisões mais conscientes para melhorar sua qualidade de vida. Especialistas já alertaram que pequenas mudanças no comportamento diário podem fazer toda a diferença na busca pelo bem-estar.
Caso não consiga lidar com tudo sozinho, você pode sempre procurar por auxílio médico.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.
Do NDmais
0 Comentários