Nesta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que estabelece o novo salário mínimo no Brasil em R$ 1.518, com vigência a partir de janeiro de 2025. A medida, acompanhada pelos ministros Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e a ministra em exercício da Casa Civil, Miriam Belchior, representa um aumento de 7,5% em relação ao piso anterior de R$ 1.412.
O reajuste reflete um incremento de 2,5% acima da inflação, calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses até novembro, além de um adicional de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme a norma aprovada pelo Congresso Nacional.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o presidente Lula destacou a importância da política de valorização do salário mínimo: “Enquanto nós formos governo, o salário mínimo terá ganho real neste País. É uma política que já deu certo e um compromisso nosso com a classe trabalhadora que é fundamental para distribuir a renda nesse país.”
0 Comentários