Pesquisa mostra que homens com boa resistência cardiorrespiratória têm menos probabilidade de desenvolver nove tipos de câncer à medida que envelhecem
Pesquisas recentes reforçam a importância da atividade física e condicionamento físico para a prevenção de diversos tipos de câncer. Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine analisou mais de 1 milhão de homens suecos ao longo de 33 anos, destacando que a boa resistência cardiorrespiratória está associada a uma significativa redução do risco de desenvolver nove tipos de câncer.
Segundo o estudo, isto é particularmente evidente entre aqueles que praticam atividades aeróbicas prolongadas, como corrida, natação ou ciclismo.
Metodologia do estudo
Os pesquisadores avaliaram a resistência cardiorrespiratória em testes de ciclismo ergométrico, medindo o desempenho sob resistência progressiva. Os participantes foram classificados em três níveis: baixo, médio e alto condicionamento físico.
Principais benefícios
Homens com altos níveis de resistência cardiorrespiratória apresentaram os seguintes resultados:
- 19% menos risco de câncer de cabeça e pescoço.
- 20% menos risco de câncer renal.
- 42% menos risco de câncer de pulmão.
- 40% menos risco de cânceres gastrointestinais (esôfago, fígado, vesícula biliar).
- 20% menos risco de câncer de estômago e cólon.
Os pesquisadores observaram que indivíduos com baixa aptidão cardiorrespiratória eram ligeiramente mais propensos a serem obesos do que indivíduos com maior aptidão, tinham maior frequência de abuso de álcool e substâncias. Tudo isso colabora para o desenvolvimento de câncer e outras doenças.
A principal limitação deste estudo é a falta de dados completos sobre outros fatores de risco de estilo de vida conhecidos, especialmente tabagismo, o que aumenta o risco de confusão.
Mais Saúde
0 Comentários