Quem atentou contra o Estado foi finalmente levado à Justiça, diz ministro do STF

                Ninguém faz roça sem desmatar", diz Gilmar Mendes | Agência Brasil 

 Decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes afirmou que o Brasil vive um momento de estabilidade democrática após enfrentar os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023 e condenar Jair Bolsonaro (PL) e aliados por seus crimes contra a democracia. As declarações foram feitas durante participação no Fórum LIDE Brasil-Itália, em Roma.

No evento, Gilmar Mendes ressaltou que, pela primeira vez na história recente do País, pessoas que atentaram contra o Estado democrático de direito foram julgadas e condenadas. “Pela primeira vez, pessoas responsáveis por tentativas de golpe foram levadas ao tribunal e foram condenadas. E esse é o resultado”, afirmou.

"Instituições evitaram um golpe", diz ministro

O ministro destacou que, apesar dos episódios violentos de 8 de janeiro e da sequência de investigações que se seguiram, o Brasil demonstrou maturidade institucional. “O Brasil vive momento de normalidade”, disse. Ele observou que os desdobramentos noticiados pela imprensa são consequências de decisões judiciais que alcançaram tanto os responsáveis diretos pelos ataques quanto atores vinculados a articulações golpistas.

Gilmar Mendes enfatizou que o País poderia estar enfrentando a narrativa de um golpe consumado, como ocorreu diversas vezes na história latino-americana. No entanto, destacou que ocorreu o oposto: “A gente poderia estar contando a história de um golpe, como tradicionalmente ocorre na América Latina, mas a gente conta a história de um sucesso, a história de que as instituições foram capazes de evitar um golpe de estado e trouxeram os responsáveis para as barras dos tribunais”.

LEIA NA ÍNTEGRA 

 

Postar um comentário

0 Comentários