Fuga de cérebros...

http://nene.net.br/wp-content/uploads/2011/07/inteligencia.jpgAlbert Einstein 18791955, físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos. formulador da teoria da relatividade.

Instituição que formou grandes líderes mundiais intensifica seu processo de internacionalização e trabalha para atrair estudantes de todo o mundo

A Universidade de Yale, uma das maiores e mais respeitadas instituições americanas, avisa: está em busca de alunos brasileiros. A procura faz parte do processo de internacionalização da universidade que vem se intensificando na última década. “É impossível pensar em excelência sem pensar em ser global”, resume Peter Salovey, provost de Yale, cargo que pode ser entendido como uma extensão da reitoria da universidade. Salovey está no Brasil esta semana onde divulga a instituição em parceria com a Fundação Estudar. “A excelência exige que busquemos os melhores talentos. E eles estão por toda parte, não só nos Estados Unidos.”

Para que todos conheçam as oportunidades que Yale oferece aos seus estudantes, Salovey e seus colegas viajam o mundo divulgando informações aos interessados. O principal mito que impede muitos brasileiros de procurarem a universidade é a acessibilidade. Afinal, estudar em uma universidade americana pode ser custoso. “Hoje, 70% de nosso alunato recebe algum tipo de ajuda financeira. Entre os estudantes estrangeiros, esse percentual é ainda maior”, garante. "Em Yale, ninguém fica de fora porque não pode pagar".  (Nathalia Goulart, Veja)
Não resta dúvida que é uma boa oportunidade, mais, não seria melhor que o governo Brasileiro oferecesse essa mesma chance aqui em nosso território, com boas escolas e melhorando as nossas universidades, investindo em pesquisa e aproveitando nossos jovens e talentosos Brasileiros de todas as classes sociais.
Entenda
 Fuga de capital humano, também referida como Fuga de cérebros é uma emigração de indivíduos com aptidões técnicas ou de conhecimentos, geralmente devido falta de oportunidade, riscos à saúde, problemas econômicos. Uma fuga de cérebros é geralmente, considerado custoso economicamente, pois uma vez emigrados possuem valor da sua formação patrocinada pelo governo, e vai normalmente servir a outra nação, no caso, países ou nas grandes empresas de primeiro mundo que valoriza mais.  As fugas de cérebros são comuns entre as nações em desenvolvimento como o Brasil, que não consegue aproveitar seu potencial humano. (Iram de Oliveira)


Postar um comentário

0 Comentários