O que é desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável pretende criar um modelo econômico capaz de gerar riqueza e bem-estar e, ao mesmo tempo, promover a coesão social e impedir a destruição da natureza.

foto-lago-natureza | Minhas Imagens
Por isso coloca na berlinda o modelo de produção e consumo ocidentais, que ameaça o equilíbrio do planeta.

O desenvolvimento sustentável abrange os aspectos econômico (crescimento do terceiro mundo), social (integração e solidariedade entre os hemisfério Norte e Sul) e de ambiente (preservação dos bens mundiais de todos e regeneração dos recursos naturais). Além disso, se preocupa com os problemas a longo prazo, enquanto o atual modelo de desenvolvimento, fundado em uma lógica puramente econômica, se centra no “aqui e agora”.

O termo foi utilizado pela primeira vez em 1980 por um organismo privado de pesquisa, a Aliança Mundial para a Natureza (UICN). Em 1987, o conceito apareceu em um informe realizado pela ex-ministra norueguesa Gro Harlem Brundtland para a ONU, no qual se dizia que um desenvolvimento é duradouro quando “responde às necessidades do presente sem colocar em perigo as capacidades das gerações futuras para fazer o mesmo”.

“A formulação do conceito de desenvolvimento sustentável implicava o reconhecimento de que as forças de mercado, abandonadas à sua livre dinâmica, não garantiam a não-destruição dos recursos naturais e do ambiente” afirma o economista e consultor ambiental espanhol Antxon Olabe.


Base de dados: Agence France-Presse        

Postar um comentário

0 Comentários