Sociedade!



Sociedade é um agrupamento de pessoas ou indivíduos que vivem em uma determinada época ou em um espaço delimitado e que aceitam e praticam normas comuns. Essas pessoas ou indivíduos são movidos também, em maior ou menor grau, pela consciência  de que vivem em grupo e respeitam valores importantes a todos.          Por: James e Mendes

Sociedade FotoPor exemplo, quando estamos lendo um jornal ou escutando uma notícia e surge a expressão “a sociedade Brasileira” o autor pressupõe que as pessoas que vivem no Brasil e se submetem as regras e valores criados ao longo do tempo são os membros dessa sociedade.

Mas a sociedade também muda. Seus valores, com certa freqüência, passam por profundas modificações. A família, a situação da mulher, a religiosidade – tudo é passível de mudanças.

As notícias policiais nos jornais freqüentemente citam o “marginal”. A expressão refere-se ao indivíduo que não segue as regras da sociedade e se colocam as margens dela. É como se a sociedade fosse um rio: quem não segue o curso desse rio (sociedade) está fora. Está à margem. Daí o uso da expressão marginal, que infelizmente ganhou contornos policiais e perde cada vez mais seu conteúdo sociológico.

Da mesma forma nota-se cada vez mais na nossa sociedade uma profunda exclusão de determinados grupos ou indivíduos. Diversos brasileiros não têm oportunidade de inserção na dinâmica econômica e social. Essa situação tem marginalizado enormes contingentes populacionais, que não participam da construção da sociedade e são excluídos de qualquer benefício que possa advir dela. Na verdade, são impedidos muitas vezes de dar sua colaboração por preconceito e falta de oportunidade.        

Por: James e Mendes
    

   

Postar um comentário

0 Comentários