Gerencie sua própria vida

“Um homem cansado do dia-a-dia dos negócios, resolveu tirar férias. Tinha por hobby navegar com seu balão. Estressado, ávido por uma aventura, subiu com seu balão, sem nenhum tipo de planejamento para navegar por lugares desconhecidos. Após algum tempo, sentiu-se perdido, reduziu a altitude do balão até chegar a 10 metros do solo. Viu então um rapaz e gritou:
- Ei, rapaz, onde é que eu estou?  Por: Paulo Araújo
O jovem respondeu:
- Você está num balão a 10 metros de altura!
O homem prontamente perguntou:
- Você é estagiário, não é?
O jovem respondeu:
- Sou sim! Como é que o senhor sabe?
E o homem:
- Simples. Você me deu uma resposta tecnicamente correta, mas que não me serve para nada.
Sem se perturbar o jovem perguntou:
- E o senhor é gerente, não e?
O homem perplexo respondeu:
- Sim, sou gerente. Como é que você adivinhou?

- Simples. Vive perdido e sempre procurando alguém para colocar a culpa… só pode ser gerente.” (Autor desconhecido)
Assim, como na história acima, creio que todos nós, independente do cargo, temos momentos onde nos sentimos completamente perdidos, sem saber que rumo tomar, procurando saber se há uma luz no fim do túnel.
Além do sentimento parecido, temos também a semelhança com um dos protagonistas, afinal todos nós somos os gerentes das nossas próprias vidas.
Tomar as rédeas de sua carreira e ser o senhor de seu destino não é tarefa fácil em um mundo onde as relações de trabalho e de mercado mudam constantemente, onde as palavras segurança e estabilidade estão em processo de extinção, e mudanças ocorrem em alta velocidade. Seja o gerente de sua própria vida, mas para isso…

Semeie bons valores, princípios e ideais. Você é exatamente aquilo que você imagina ser. Uma autoimagem positiva é determinante para manter a autoestima e a autoconfiança sempre em dia. Não perca de vista valores como ética, responsabilidade social, solidariedade e senso de justiça. Manter firme e sólido seus valores, princípios e ideais o ajudarão na tomada de decisões importantes para sua carreira e a não perder o rumo certo.
Cuidado com o autoengano. O autoengano é uma defesa psicológica amplamente utilizada, normalmente, de forma involuntária e não planejada. Formamos imagens que não condizem com a realidade, sobre nosso trabalho, nossa vida, sobre nós mesmos. O autoengano nos alivia dores, evita conflitos, por isso é mais fácil deixar estar para ver como é que fica. O problema é quando faço uso excessivo desta técnica, consciente ou inconsciente, criando um mundo que já não mais condiz com a realidade. Pratique o feedback, entenda que receber um feedback positivo ou negativo é como um presente que vai ajudá-lo a encarar a realidade de uma forma mais madura e evitar futuros fracassos e desvios em sua vida.
Cultive bons relacionamentos. O mundo hoje está todo conectado e interdependente. Ser ativo em associações de classe, estar presente em eventos são apenas algumas dicas comuns. Mas, o que faz a diferença mesmo é como você conduz sua rede de relacionamentos. Não tenha preguiça em conhecer novas pessoas, novas culturas, o mundo pertence a diversidade, afinal viver dá trabalho e o sucesso se conquista por meio de pequenas ações.
De gênio e louco todo mundo tem um pouco. Apostar nas suas idéias, usar a criatividade como aliada, não temer o ridículo, exercitar a mente, entender que o novo sempre vem são fatores que todo gerente deve saber tirar proveito. A oportunidade tem um timing e feliz daquele que percebe a hora certa de agir. Hoje, as oportunidades devem ser criadas e criativo é quem transforma seu projeto em ação, em realidade. Genial é ser simples e uma pequena dose de loucura não faz mal a ninguém.
Tenha um projeto de vida maior. Qual é sua maior missão? O que você deseja fazer para que, ao final de sua vida, você possa olhar para trás e dizer: – Valeu. Eu fui, o que eu quis ser, fiz o que sonhei fazer. A autorrealização pode ser comparada com a plenitude, aquela sensação maravilhosa de ter feito o algo a mais, de ter dado sua contribuição.
Afinal, o que diferencia um gerente do outro, mais do que sua capacidade técnica é o seu entusiasmo pelo trabalho e pela vida. Portanto, pegue seu balão infle-o com muita motivação e objetivos e faça uma viagem de sucesso!

Por: Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de “Paixão por Vender” – Editora EKO, entre outros livros. Site: www.pauloaraujo.com.br.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...