Mujica pretende facilitar residência no Uruguai a cidadãos do Mercosul



Projeto de lei apresentado pelo presidente uruguaio ao Parlamento ainda precisa ser aprovado para entrar em vigor


Depois de aprovar a regularização da venda de maconha e a legalização do casamento gay, o Uruguai pode facilitar residência a cidadãos do Mercosul. Na terça-feira, o presidente José Mujica enviou ao Parlamento um projeto que concede moradia permanente a todos cidadãos dos países que integram o bloco. O projeto de lei também facilita a residência permanente no Uruguai a “cônjuges, concubinos, pais, irmãos e netos” de uruguaios, para facilitar a entrada de famílias com diferentes nacionalidades ao país. O texto agora precisa ser votado por deputados e senadores para entrar em vigor.


Hoje, para que um cidadão do Mercosul estabeleça residência no Uruguai, deve passar por um período de dois anos de moradia temporária. O processo ainda inclui outros requisitos, como a apresentação de um carnê de saúde, antecedentes penais e certidão de nascimento.


Segundo o jornal uruguaio “El País”, o número total de residências outorgadas apresentou um aumento considerável no último ano. Os pedidos são liderados pelos por argentinos, que, em 2013, tiveram 1.645 permissões definitivas, contra 461 em 2012. O número de brasileiros radicados no Uruguai também apresentou um aumento em 2013, com 634 novas residências, contra 305 em 2012.


Fonte: O Globo

Postar um comentário

0 Comentários