Brasil de boa

O Brasil é um país bom, espetacular diga de passagem, têm vários pontos positivos, a maior floresta do mundo está localizado na região Norte do Brasil (a Amazônia). Em mineração, somos um dos maiores produtores nesse item e mais o setor mineral representou 8,5 % do PIB - 50,5 bilhões de dólares. em 2009 É um setor, portanto, de profunda importância, pois, além do que já representa para a economia nacional, o subsolo brasileiro representa um importante depósito mineral. Entre as substâncias encontradas, destacam-se o nióbio, minério de ferro (segundo maior produtor mundial), tantalita, manganês, e ainda ouro, cassiterita, diversidades em pedras preciosas etc. POR: IRAM DE OLIVEIRA
Temos quase 9 mil km de costa marítima, o melhor no território Nacional não se tem vestígio de Tsunami, Terremoto de proporções graves, Furacão, tufão enfim., acidentes naturais pouco se tem notícia nessa terra de Deus.

- A agricultura brasileira apresenta-se como uma das maiores exportadoras do mundo em diversas espécies de cereaisfrutas, grãos sendo que o café em grãos, o Brasil  desponta como o maior exportador mundial e a soja é o segundo colocado só perdendo para os EUA. Veja as principais frutas que são produzidas no Brasil a maioria delas para exportação As principais frutas cultivadas economicamente no Brasil são, em ordem alfabética: abacaxiAbiuaçaíacerolaameixaamoraaraticum-do-brejoatemóiabacababacuri, banana,biribácajácajucamu-camucaquicarambolacastanha-do-pará, citros (laranja, limão, lima, etc), coco,cupuaçufigoframboesafruta-pãogoiabagraviolajambokiwimaçãmamãomangamangaba,mangostãomaracujámirtilomurucinectarinapatauápequiápêrapêssegoPhysalispinharambutã,sapotasapotiseriguelasorvatucumãumbuuva, e ainda melanciamelãomorango e noz comestível.(Wikipédia)

O que temos na realidade é dificuldade de governança, apesar de termos melhorado muito nas duas últimas décadas no Governo Lula/Dilma. Em todo caso falta seriedade com raras exceções dos nossos políticos, é isso,  a corrupção sem limites e a sensação de impunidade que fica no povo com os que roubam o erário público principalmente dos dirigentes regional e local consome a auto estima dos Brasileiros,  a questão é que a roubalheira desenfreada humilha e diminui a capacidade do povo crescer economicamente falando.

A população Brasileira precisa tomar  atitude com essa gente doente pelo poder, formar associações para angariar dividendos em grupos com o objetivo de  fortalecimento para no entanto afastar os bandidos políticos e com os “bons’ cobrar melhorias sociais para o nosso povo.

Obs: um povo que não reivindica nada é porque algo está errado.

Nesse período da copa precisamos ser inteligentes separando uma coisa da outra, vamos torcer pelo Brasil e ao mesmo tempo também cobrar dos governantes trabalho, projetos  melhores em favor do social.   

Por: Iram de Oliveira, Geógrafo

   

Postar um comentário

0 Comentários