Planejamento

Resultado de imagem para planejar fotosSonhar e planejar de nada valem sem agir

por: Pedro Bondaczuk 

Sonhar é muito importante, pois, quase sempre, as grandes realizações têm, como origem, mero sonho. Planejar é útil, por organizar nossas ações e tornar nossos esforços racionais e não dispersivos.

Informar-se é preciso, porquanto a informação correta nos baliza o caminho, nos situa e mostra onde estamos e a quanto andamos. Tudo isso é importante, mas cai por terra se nos faltar um fator essencial, sem o qual obra alguma deixa o mero plano das idealizações para se transformar em algo concreto: a ação. Só agindo, com rumo, determinação e constância, teremos condições de construir algo, desde um sólido e confortável edifício, a um poema, uma sinfonia, um romance, entre tantas outras coisas.
Quando penso nisso (que deveria ser o óbvio para todos, mas que para a maioria não é), vêm-me de imediato à mente os seguintes versos do poeta indiano Rabindranath Tagore, que resumem o que quero ressaltar: “Não se pode cruzar o mar apenas olhando a água”. E não se pode mesmo. Para empreender essa travessia é indispensável, pois, agir!
*Pedro J. Bondaczuk é jornalista e escritor, autor dos livros “Por uma nova utopia”“Cronos e Narciso” e “O país da luz”.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...