A felicidade...

Resultado de imagem para formula da felicidade fotosNão existe nenhuma fórmula para a felicidade

A palavra felicidade e, mais do que o simples termo, o conceito que ela representa, é uma das mais batidas e exploradas por escritores de todos os gêneros (principalmente os que escrevem livros e mais livros de auto-ajuda), e também por psicólogos, psiquiatras, filósofos, líderes religiosos e… poetas.
Todos procuram uma fórmula mágica, transcendental e infalível para serem e tornarem os outros felizes. Claro que nunca a descobriram. E nem poderiam. Por que? Porque ela, simplesmente, não existe. Trata-se de condição particularíssima, individual, exclusiva, de cada pessoa.
Algumas sentem-se felizes com pouco, muito pouco. Há quem atinja esse estado de espírito até sem nada. Há, também, quem seja feliz e sequer saiba. E as situações são tantas quantas são as pessoas que habitam este acolhedor planeta (ou outro habitado, caso haja). Trata-se de um conceito ambíguo, sem um sentido claro, objetivo e definido, como amor, esperança, fé etc.etc.etc.
Em contraposição às pessoas que são absolutamente felizes por nada, há outras tantas que têm tudo o que alguém possa aspirar e são “poços” de infelicidade. Por que? Antoine de Saint-Exupéry, por exemplo, considera que a felicidade seja “recompensa” e não “fim”. Discordo.
*Pedro J. Bondaczuk é jornalista e escritor, autor dos livros “Por uma nova utopia”“Cronos e Narciso” e “O país da luz”.

E-mail: pedrojbk@bestway.com.br

Postar um comentário

0 Comentários