Professora desenvolve metodologia divertida para aulas remotas

 Pensando em tornar as aulas virtuais mais atraentes e envolver os alunos, a professora Sirdennys da Silva desenvolve o jogo pedagógico virtual para ensino de duas turmas do 4º ano da Escola Municipal Professor Carlos Raimundo Rodrigues.

No projeto “Jogos versus aprendizagem: vivendo os desafios do mundo tecnológico” que é uma metodologia para brincar e aprender, a professora utiliza uma ferramenta online gratuita e paga para elaborar o jogo de perguntas e respostas. Para ela foi uma maneira de fazer o aluno estudar à distância em meio a pandemia de coronavírus.

“A gente percebe uma ansiedade muito grande da parte dos professores em tentar alcançar esses alunos e, às vezes, nós não conseguimos. Essa foi uma saída que eu achei bem interessante, dos jogos pedagógicos virtuais, para que nós professores possamos fazer esse aluno estudar e se interessar mais pelos estudos”, disse a professora.

Conforme a explicação da professora os alunos estão se adaptando bem, “alguns pais não sabem mexer, mas as crianças dão um show”. Silva utiliza o jogo para diversas disciplinas e consegue acompanhar o desenvolvimento dos pequenos com o acesso e a pontuação obtida com as respostas.

Para os estudantes sem acesso ao computador, celular ou internet a atividade é disponibilizada impressa na escola.

“Eu estava ansiosa para passar aos colegas essa possibilidade da gente exercer a nossa função, da transmissão do conhecimento sem necessariamente estar presente com o aluno. São opções que a gente pode desenvolver de casa mesmo com o aluno, tentando dar acessibilidade”, afirmou Sirdennys.

Segundo a professora o projeto é experimental com as turmas em que leciona. Está sendo discutido entre os outros colegas de profissão para usarem como instrumento avaliativo. O projeto foi encaminhado à gestão escolar.

Original da Folha BV/foto: arquivo pessoal

Postar um comentário

0 Comentários