Notícias do dia

    Nunes Marques toma posse como ministro do STF

O ministro do STF Nunes Marques(foto) acaba de devolver o mandato do deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini, do União Brasil do Paraná, cassado em outubro do ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral por propagar desinformação contra as urnas eletrônicas. Francischini foi o primeiro parlamentar condenado por fake news contra as urnas.

                                                                    #                     

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 52% dos votos válidos, contra 33% de Jair Bolsonaro (PL). Foi o que apontou nesta quinta-feira (2) o agregador de pesquisas do Estadão, com base em dados e linhas de tendências de todas as pesquisas recentes. O petista seria eleito no primeiro turno. 

                                                                   #

O desespero com as pesquisas que apontam o crescimento da dianteira de Lula em relação a Jair Bolsonaro pode fazer o governo tomar uma das decisões mais estapafúrdias do mandato do capitão (e olha que são muitas): baixar um decreto de calamidade pública sem calamidade. O objetivo é usar esse mecanismo para gastar recursos fora do orçamento, emitindo créditos extraordinários para subsidiar os combustíveis e descumprir a regra do teto. Em tese, e sobretudo na mente dos articuladores do Planalto, essa medida teria o poder de frear os seguidos aumentos e deter o desgaste eleitoral de Bolsonaro - raciocínio duvidoso.

                                                                  #

Sete partidos da coligação da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiveram nesta quinta-feira (2) uma reunião para discutir os eixos do programa de governo da chapa, que tem como vice o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB). Os presentes no encontro acertaram o lançamento de uma plataforma virtual para reunir sugestões da sociedade para o programa de governo. A plataforma deve começar a funcionar neste mês. Além do Partido dos Trabalhadores, fazem parte da coligação: PSOL, PSB, Rede, PV, Solidariedade e PCdoB.

                                                                # 

Em entrevista à CNN, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse que não será possível conceder o reajuste aos servidores federais neste ano. “Ele quer dar um aumento, mas estamos tendo que fazer cortes em áreas importantes. Está muito difícil darmos o que os servidores precisam. Talvez seja possível a partir do próximo ano.”

 

Postar um comentário

0 Comentários