O Brasil tem vivido um processo de renovação dos modelos de documentos para entrar para a padronização internacional. Dessa forma, um dos que recebeu uma nova versão foi o Registro Geral. Esse modelo atual será o único aceito a partir de março de 2023. Sendo assim, veja aqui como solicitar novo RG e não ter problemas.
O que mudou no novo RG
O grande motivo por trás da renovação do modelo de Registro Geral é inserir o Brasil no padrão internacional de documentos. Dessa forma, a modelo da Carteira de Identidade passa a ser compatível com diversos outros mundo afora. Deixando isso de lado, veja alguns benefícios e exclusividades dessa versão:
- Unificação do número. Agora passa a ser usado o número do CPF e o do RG antigo está dispensado;
- Versão digital. Essa cópia autenticada tem validade em todo o Brasil e usa um sistema de QR Code para fiscalização;
- Há uma possibilidade de inserir informações adicionais, como o nome social, tipo sanguíneo e informações quanto à doação de órgãos.
O documento passa a ter novos prazos de validade, a depender da idade do cidadão. As pessoas com até 11 anos poderão manter o RG por até cinco anos. Quem tiver entre 12 e 59 anos terá dez anos para fazer a atualização. Aqueles com mais de 60 anos estão assegurados com um documento com validade indeterminada.
Como fazer o novo RG
Ainda é aceitável o uso do modelo antigo, mas isso muda a partir de março de 2023, quando a versão nova passa a ser realmente oficial. Os brasileiros devem providenciá-la o quanto antes.
Para isso, a pessoa precisa ir até um ponto da Secretaria de
Segurança Pública do estado em que reside e apresentar Certidão de
Nascimento ou casamento. Todo o processo de atualização e confecção
desse novo documento será feito e, uma vez que o RG físico estiver em
mãos, haverá a possibilidade de ativar a versão digital.
0 Comentários