Notícias do dia

   É a barbárie patrocinada por Tarcísio", aponta jornalista da revista Piauí,  sobre a chacina em Guarujá - Brasil 247

 O jornalista Fernando Barros e Silva, da revista Piauí, condenou duramente a chacina policial em Guarujá (SP), assim como o tratamento concedido pelas elites brasileiras ao governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas. "Pelo menos dez pessoas, nenhuma delas identificada oficialmente, foram assassinadas pela polícia no Guarujá desde sexta-feira. É, dizem as reportagens, uma 'resposta' da Rota ao policial da corporação assassinado na quinta. Há relatos de torturas, moradores pobres aterrorizados em casa. Mas a secretaria de Segurança Pública diz que 'até o momento não foram constatados abusos por parte da polícia'", postou Barros e Silva no Twitter. "É a barbárie patrocinada por Tarcísio de Freitas, o 'quadro técnico' do bolsonarismo que vem sendo apresentado como opção à presidência da República", conclui.


Desde o início da megaoperação das forças de segurança na Baixada Santista, na última sexta-feira (28), a cidade de Guarujá, no litoral paulista, registrou ao menos dez mortes em decorrência de intervenção policial, de acordo com informações da Ouvidoria das Polícias. Essa ação foi uma resposta ao assassinato de um soldado da Rota, ocorrido na mesma cidade na última quinta-feira (27), o qual gerou comoção entre os policiais. O responsável pelo disparo que resultou na morte do soldado foi detido no domingo, em São Paulo, conforme anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em seu perfil no Twitter, que defendeu a operação.

**

O presidente Lula (PT) afirmou a Daniela Lima, da GloboNews, que não pensará em si ao escolher o próximo Procurador-Geral da República (PGR). Isto porque é o PGR quem tem o poder de abrir uma investigação contra o presidente da República.

**

Presidente do Conselho de Administração do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi afirma em artigo publicado no Estado de S. Paulo nesta segunda-feira (31) que "o Brasil está no limiar de voltar a ser aquele país que tem no futuro o seu principal ativo". Ao longo do texto, ele elogia "o conjunto de medidas encaminhadas, em preparação ou em fase de estudos", entre elas reforma tributária e arcabouço fiscal, que indicam "a possibilidade de que a economia é capaz de dar um salto consistente de eficiência e qualidade" no segundo semestre de 2023.

**

Nos próximos dez anos, o Brasil está prestes a vivenciar um verdadeiro boom na produção de petróleo. As estimativas apontam para um crescimento impressionante da commodity, passando de 3 milhões para 5,4 milhões de barris por dia até 2029, o que representa um aumento de 80%. A partir daí, a produção deve se estabilizar em torno de 4,9 milhões de barris diários até 2032. 


A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, publicou nesta segunda-feira (31) no jornal francês Le Monde um artigo intitulado: "os homens fazem as guerras e as mulheres sofrem as piores consequências". "Elas são encarregadas de defender a dignidade de suas famílias e comunidades durante situações de conflito. Portanto, é impossível imaginar superar as guerras e construir a paz sem a participação efetiva das mulheres", diz Janja no texto.

**

O Ministério da Fazenda espera que o primeiro corte na taxa básica de juros (Selic) seja entre 0,25 e 0,50 ponto percentual. A equipe de Fernando Haddad dá como certa a redução e o início de um ciclo de baixas no indicador. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reúne nesta terça (1º) e na quarta-feira (2) — quando a decisão será anunciada.

Postar um comentário

0 Comentários