Hoje (13), é dia de Santa Luzia, a protetora dos olhos e dia nacional dos cegos

 O dia 13 de dezembro marca duas importantes datas: a Igreja Católica celebra a festa de Santa Luzia, virgem e mártir de Siracusa – também conhecida como a protetora dos olhos e a sociedade comemora o Dia Nacional do Cego – data criada por decreto pelo então presidente da República, Jânio Quadros, em 1961 e tem como objetivo incentivar a solidariedade.

        Imagem de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, visita Caicó neste sábado -  Blog do Marcos Dantas

Santa Luzia nasceu na Itália, em Siracusa, no fim do século III, em uma família rica, que lhe ofereceu boa formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver em virgindade perpétua. Depois que seu pai faleceu, Luzia soube que estava prometida a um casamento. Sendo assim, ela quis um tempo para o discernimento. Então, convidou sua mãe para que fossem a Catânia, em romaria, em busca pela cura de sua mãe, que estava enferma.

Chegando lá, o milagre aconteceu e elas voltaram com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e aos sofrimentos pelos quais passaria dali em diante. Depois disso ela vendeu tudo, doou aos pobres e passou por várias perseguições de autoridades por querer se manter virgem, mas nenhuma ameaça a fez mudar de ideia e casar. De forma cruel, uma espada tirou a vida de Santa Luzia, decapitada em 304.

Relatos contam que antes de matá-la teriam lhe arrancado os olhos. Por isso, ela é reconhecida pela vida que levou Jesus, a Luz do Mundo, até as últimas consequências, pois ela testemunhou diante dos acusadores dizendo: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.

Ainda segundo relatos, o episódio da cegueira, que a iconografia representa, deve estar ligado ao seu nome Luzia/Lúcia derivado de lux (= luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural.

Oração de Santa Luzia

Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos. Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.

Santa Luzia, rogai por nós!

Postar um comentário

0 Comentários