IPTU 2025: saiba o que acontece se eu não pagar o imposto do meu imóvel

 


O pagamento do IPTU 2025 já começou em diversas cidades. O Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado dos proprietários de imóveis pelos municípios. O pagamento é obrigatório e desrespeitá-lo pode trazer sérias consequências, entenda.

No início do ano os brasileiros têm algumas obrigações financeiras, uma delas é o pagamento do O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. Com o alto volume de obrigações financeiras o IPTU 2025 pode acabar passando despercebido, mas não deveria.

Deixar de pagar o imposto pode gerar muita dor de cabeça para os proprietários de imóveis. A cobrança é aplicada independente da utilização do imóvel, seja para moradia, comércio, indústria ou outro fim.

Como é calculado o IPTU?

Apesar de o imposto ser municipal, as prefeituras geralmente seguem um mesmo padrão, com o cálculo feito a partir do valor venal do imóvel. Para calcular o quanto o proprietário vai pagar de IPTU os municípios utilizam os seguintes critérios:

Área construída;

Localização;

Valor do terreno.

Em alguns municípios também é adotada uma alíquota progressiva, ou seja, o imposto aumenta conforme o valor do imóvel. Assim, os imóveis mais caros têm impostos maiores.

Vale lembrar que o valor venal não é necessariamente o valor do imóvel, ele é uma estimativa calculada pela prefeitura no momento da tributação.

A diferença entre ele e o valor de venda é que o comprador pagará segundo a oferta e demanda, localização, estado de conservação, entre outros aspectos.

O que acontece se eu não pagar o IPTU 2025?

O pagamento do imposto pode ser à vista ou parcelado, o proprietário escolhe como deseja fazer.

Independente de como será feito o pagamento, é necessário estar com ele em dia para conseguir as certidões negativas de débito, fazer a transferência da propriedade ou conseguir financiamentos imobiliários, explica a Serasa. Quando o imposto não é pago o proprietário está sujeito a algumas consequências legais, como:

O pagamento de juros e multa, em São Paulo, por exemplo, é cobrada multa de 0,33% ao dia até o limite de 20%.

O nome do proprietário pode ser inscrito em cadastros de inadimplentes, o que fará a dívida ser protestada.

Em alguns casos a prefeitura pode fazer penhora do imóvel para pagamento do imposto devido.

Além das situações citadas, se o proprietário for notificado pela prefeitura e ainda assim não fizer o pagamento, o débito poderá ser inscrito na dívida ativa municipal e com isso o imóvel ir a leilão.

IPTU 2025: O que acontece se eu não pagar o imposto do meu imóvel? (Imagem: FDR)

Como regularizar o IPTU atrasado?

O pagamento em atraso pode ser quitado diretamente pelo sistema da prefeitura do seu município, basta seguir os passos abaixo:

Acesse o site da prefeitura e vá até a seção do IPTU;

Insira o número de inscrição do imóvel;

Confira as guias em atraso;

Selecione o período de vencimento do IPTU atrasado;

Emita a guia para pagamento, o documento será emitido já com multas e juros inclusos;

É só fazer o pagamento da dívida e pronto.

A nossa orientação é para que você busque informações junto ao seu município, pois, alguns oferecem descontos para a quitação do imposto em atraso, parcelamento, entre outras vantagens.

Fonte: FDR

Postar um comentário

0 Comentários