O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (13) que a parceria entre Brasil e China representa um modelo inspirador para o futuro da humanidade. Ao lado do presidente chinês, Xi Jinping, na abertura da cúpula de chefes de Estado, Lula destacou que a cooperação entre os dois países aponta caminhos para a construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.
“Eu acho que o exemplo que o Brasil e a China estão dando nesse momento é um exemplo gratificante para as futuras gerações, porque nós estamos mostrando que a construção de um mundo mais justo, um mundo compartilhado, vai permitir que a gente possa construir alguma coisa diferente do que aconteceu durante todo o século XX”, disse Lula.
O presidente brasileiro fez uma enfática defesa do multilateralismo, que classificou como “uma necessidade imperial”, e criticou duramente práticas protecionistas que, segundo ele, além de ineficazes para o desenvolvimento, frequentemente foram causadoras de guerras.
“O protecionismo e a taxação com tarifas exorbitantes em produtos de outros países nunca foi solução para o desenvolvimento de nenhum país, nunca foi solução para a paz. Aliás, muitas vezes a taxação de produtos de outros países resultou em guerras”, afirmou.
0 Comentários