ENSINO FUNDAMENTAL: Alunos do 9º ano têm baixa aprendizagem em ciências, aponta Saeb

                  
Alunos do 9º ano do ensino fundamental, o último desta etapa de aprendizagem, apresentam baixos níveis de conhecimento em ciências, de acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, divulgados nesta quarta-feira (4) pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Em ciências humanas, a maior parte (52,16%) está na faixa abaixo do nível 1 até o nível 2 (em uma escala até 9), seguida por 30,78% dos alunos nos níveis 3 e 4. Em ciências da natureza, 68,61% teve desempenho abaixo do nível 1 até o nível 3.

 

Esta foi a primeira vez que o Saeb analisou o que os estudantes estão aprendendo em ciências.

 

Outra novidade foi a avaliação de alunos em fase de alfabetização, no 2º ano do ensino fundamental. Eles tiveram seus os conhecimentos em matemática e português avaliados.

 

Os dados apontam que estudantes de 17 estados do país estão com desempenho abaixo da média nacional em língua portuguesa e em matemática. O dado não é claro sobre o que é esperado, ou seja, se esta média está dentro do desejável, abaixo ou acima do esperado.

 

Até então, o Saeb avaliava alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental, em português e matemática, e também do 3º ano do ensino médio, nestas mesmas áreas de conhecimento. Os dados referentes a estas etapas foram divulgados em setembro, e compõem

 

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

As provas do Saeb foram feitas entre 21 de outubro e 1º de novembro de 2019, período, portanto, anterior à pandemia.

 

Os resultados são organizados em escalas de proficiência, que variam conforme a área de conhecimento e avançam de 25 em 25 pontos. O objetivo é avaliar o domínio dos estudantes sobre o conteúdo ensinado, seguindo matrizes de referências. O MEC ou o Inep não detalharam, no entanto, o que é considerado "satisfatório" dentro destas escalas.

 

G1

Postar um comentário

0 Comentários