Alunos do 9º ano do
ensino fundamental, o último desta etapa de
aprendizagem, apresentam baixos
níveis de conhecimento em ciências, de acordo com dados do Sistema de
Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, divulgados nesta quarta-feira (4)
pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em
ciências humanas, a maior parte (52,16%) está na faixa abaixo do nível 1 até o
nível 2 (em uma escala até 9), seguida por 30,78% dos alunos nos níveis 3 e 4.
Em ciências da natureza, 68,61% teve desempenho abaixo do nível 1 até o nível
3.
Esta foi a primeira vez que o Saeb analisou o que os estudantes
estão aprendendo em ciências.
Outra novidade foi a avaliação de alunos em fase de alfabetização,
no 2º ano do ensino fundamental. Eles
tiveram seus os conhecimentos em matemática e português avaliados.
Os
dados apontam que estudantes de 17 estados
do país estão com desempenho abaixo da média nacional em língua portuguesa e em
matemática. O dado não é claro sobre o que é
esperado, ou seja, se esta média está dentro do desejável, abaixo ou acima do
esperado.
Até
então, o Saeb avaliava alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental, em
português e matemática, e também do 3º ano do ensino médio, nestas mesmas áreas
de conhecimento. Os dados referentes a estas etapas foram divulgados em
setembro, e compõem
o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
As
provas do Saeb foram feitas entre 21 de outubro e 1º de novembro de 2019,
período, portanto, anterior à pandemia.
Os
resultados são organizados em escalas de proficiência, que variam conforme a
área de conhecimento e avançam de 25 em 25 pontos. O objetivo é avaliar o
domínio dos estudantes sobre o conteúdo ensinado, seguindo matrizes de
referências. O MEC ou o Inep não detalharam, no entanto, o que é considerado
"satisfatório" dentro destas escalas.
G1
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