João Paulo Pacifico, de 46 anos(foto), não se sente à vontade para falar sobre dinheiro. Ele prefere pensar em si mesmo como um ativista, não como um super-rico, mas é o único bilionário latino-americano que assinou o manifesto 'Orgulho de Pagar Mais ' (impostos) junto a outras 250 pessoas que pedem que seus governos tributem mais suas riquezas.
Pacifico, a herdeira Abigail Disney ou Brian Cox, de Succession, argumentam que o status quo agrava uma desigualdade crescente e prejudicial que ameaça a democracia. O brasileiro emprega um discurso tão duro contra os aspectos mais sagrados do capitalismo que é surpreendente o fato de ele ter acabado por construir uma carreira tão bem-sucedida nesse mundo.
A entrevista aconteceu na sede do Grupo Gaia, que ele fundou e que investe em moradias sociais ou cooperativas do Movimento dos Sem Terra (MST). Pacifico está na Wall Street do Brasil. Pai de duas filhas e marido de uma juíza, ele vendeu a parte tradicional do negócio e doou quase todos os milhões obtidos para uma ONG da qual participa. Uma ação semelhante à do fundador da Patagônia.
0 Comentários